Outubro foi mês mais quente e seco que o normal

O mês de Outubro foi mais quente que o normal e também mais seco, anunciou hoje o Instituto Português do […]

Praias_turismo_época baixaO mês de Outubro foi mais quente que o normal e também mais seco, anunciou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Isto apesar das chuvas que caíram fortes nos dias 23 a 25 de Outubro, no Baixo Alentejo e no Algarve.

O tempo esteve tão bom, que muita gente continuou a ir à praia, neste mês outonal. Segundo o IPMA, a valor médio da temperatura média do ar foi de 17,62°C, +1,41°C acima do valor normal, e corresponde ao 5º valor mais alto desde 2000.

Em relação ao valor médio da temperatura máxima, 23,31°C, este foi muito superior ao valor normal, com uma anomalia de +2,08°C e foi o 4º valor mais alto desde 2000.

Também o valor médio da temperatura mínima do ar, 11,91°C foi superior ao valor normal, com uma anomalia de +0,72°C.

O IPMA salienta a ocorrência de dois períodos de tempo quente: no início do mês, com valores diários de temperatura máxima muito acima do valor normal, e no final do mês, com valores muito altos da temperatura mínima e da temperatura máxima.

Nos dias nos dias 26 e 27 de Outubro, iniciou-se mesmo uma onda de calor, com duração de seis e sete dias, nas regiões do Norte e Centro.

O total de precipitação foi cerca de 75% do normal, classificando-se o mês de Outubro como seco.

Apesar disso, no dia 12, devido à passagem de uma superfície frontal fria de atividade moderada, ocorreram valores significativos de precipitação em todo o território, trovoadas e queda de granizo em alguns locais.

Também no período de 23 a 25 de Outubro, ocorreram valores máximos de precipitação em 24 horas que excederam os 20 mm no interior do Baixo Alentejo e do Algarve.

Comentários

pub