Loulé: Comemorações do aniversário da freguesia de São Clemente duram uma semana

A freguesia de São Clemente, uma das duas que integra a cidade de Loulé, comemora, no próximo dia 23 de […]

Coreto Loulé - C.M.Loule - MiraA freguesia de São Clemente, uma das duas que integra a cidade de Loulé, comemora, no próximo dia 23 de Novembro, terça-feira, o seu aniversário. Para assinalar o dia da freguesia, entre os dias 20 e 27 de Novembro, estão marcados eventos culturais e desportivos.

As celebrações começam no domingo, dia 20, às 9h30, com um “Bootcamp/Caminhada/Corrida”, nas distâncias de 5km e 15km, uma iniciativa realizada em colaboração com a Verrtical Navis.

Já no dia 23, às 9h00, haverá uma Missa, em honra de São Clemente, padroeiro da freguesia, na Igreja Matriz de Loulé.

Às 18h00, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, tem lugar uma palestra sobre a origem e história da Junta de Freguesia de São Clemente, com a participação de Luís Filipe Oliveira, docente da Universidade do Algarve.

Segue-se, às 19h00, a assinatura do protocolo de transferência dos documentos históricos da Freguesia para o Arquivo Municipal, ficando o Arquivo como fiel depositário e estes documentos como posse material da Freguesia.

Ainda integrados nestas celebrações, estão previstos dois espetáculos: no dia 25, às 21h30, haverá uma Noite de Fados, na sede do Clube Desportivo das Barreiras Brancas e, para dia 27, às 21h00, está marcado um concerto da Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva (“Música Nova”), no Cine-Tetro Louletano.

A Câmara de Loulé explica que São Clemente «é a segunda freguesia do Concelho de Loulé com mais população. A sua área compreende à volta de dois terços da cidade de Loulé. Por isso, falar da Freguesia de São Clemente significa, inevitavelmente, referir-nos à área urbana de Loulé».

«Desde o Monumento erigido em homenagem ao Engº Duarte Pacheco até ao Mercado Municipal, passando pelos Paços do Concelho, bem como por toda a Zona Histórica da cidade, onde se encontra o Castelo ou a Igreja Matriz, os monumentos de S. Clemente constituem necessariamente um cartaz de qualquer roteiro de Loulé», acrescenta a autarquia.

É também na Freguesia de São Clemente que decorrem muitos dos eventos louletanos, como o Carnaval de Loulé, na Avenida José da Costa Mealha.

Comentários

pub