Livro sobre o assalto ao banco de Portugal da Figueira da Foz apresentado em Loulé

O livro «Palma Inácio e o Assalto ao Banco de Portugal da Figueira da Foz (1967)», do historiador Luís Vaz, […]

Cartaz Palma InácioO livro «Palma Inácio e o Assalto ao Banco de Portugal da Figueira da Foz (1967)», do historiador Luís Vaz, vai ser apresentado, no dia 30 de Novembro, às 18h00, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner, em Loulé.

Nesta apresentação estará presente tanto o autor como António Barracosa, Camilo Mortágua e Luís Benvido.

Este novo livro sobre a vida de Palma Inácio revela que os autores do assalto ao Banco de Portugal na Figueira da Foz, em 1967, «prestaram contas» de todo o dinheiro e que este foi gasto em «intervenções contra o regime».

«Palma Inácio e o Assalto ao Banco de Portugal da Figueira da Foz (1967)» é o terceiro volume de um conjunto de quatro livros que o historiador Luís Vaz está a escrever sobre Hermínio da Palma Inácio, falecido a 14 de Julho de 2009 e que, antes do 25 de Abril de 1974, protagonizou ações contra o regime, como o desvio de um avião.

O livro, lançado a 10 de novembro, na presença de alguns dos autores do golpe na Figueira da Foz, como Camilo Mortágua, conta ao pormenor a forma como foi preparado e executado o golpe, e as suas consequências, na vida destes revolucionários. «A mais-valia desta obra é o testemunho de alguns dos autores do assalto, a par de uma pesquisa bibliográfica», diz a Câmara de Loulé.

Já Luís Vaz considera que o que mais o surpreendeu no decorrer da investigação sobre o assalto foi «o generoso entusiasmo com que os intervenientes nesta operação partilharam a sua experiência na missão que lhes fora atribuída, bem como a lucidez com que o fizeram, passados quase 50 anos».

No final da sessão, o autor do livro dará uma sessão de autógrafos. A entrada é livre.

Comentários

pub