Estudantes de Fisioterapia do Instituto Piaget de Silves visitaram Portimão Surf Clube

Os estudantes do curso de Fisioterapia do Instituto Piaget de Silves visitaram, no passado dia 2, as instalações do «Portimão […]

Fis3Os estudantes do curso de Fisioterapia do Instituto Piaget de Silves visitaram, no passado dia 2, as instalações do «Portimão Surf Clube», para conhecer um programa de fisioterapia aplicada ao surf.

Os contributos da fisioterapia para esta modalidade podem ser grandes, «uma vez que estes atletas estão constantemente sujeitos a sofrer lesões por diversos fatores externos, nomeadamente, as diferentes correntes oceânicas, a orientação do vento, o tipo de fundo do mar, o tamanho das ondas, a temperatura da água, o contacto com a prancha e com outros surfistas, entre outros», explica o Piaget de Silves.

Estes fatores levam, assim, à imprevisibilidade na realização das manobras, tendo o surfista de ter adaptações rápidas e eficientes para prevenir as lesões.

Nesta visita, o fisioterapeuta Filipe Costa, responsável pelo «Gabinete Fisiorider», em Portimão, realizou uma sessão onde foram simulados os movimentos utilizados no surf para diferentes níveis e idades, com a colaboração dos atletas Paulo Almeida, Inês Pascoal, Henrique «Piki» Gomes e Tiago Machado.

Alguns estudantes puderam, ainda, experimentar uma aula de surf oferecida pelo «Portimão Surf Clube», para vivenciarem a importância do treino em superfícies instáveis.

 

Veja aqui mais fotos:

Comentários

pub