Barco de pesca afunda-se a 2 milhas de Olhão mas pescadores salvam-se

A embarcação de pesca «Ebenezer», com três pessoas a bordo, afundou-se ao início da tarde desta quarta-feira, duas milhas a […]

MRCC Lisboa 1

A embarcação de pesca «Ebenezer», com três pessoas a bordo, afundou-se ao início da tarde desta quarta-feira, duas milhas a sul da barra de Olhão. Os três pescadores foram salvos.

Segundo a Autoridade Marítima, o alerta foi dado via 112 às 13h31 locais, na sequência de uma comunicação feita a partir da própria embarcação de pesca, informando que as três pessoas estavam «seguras à embarcação já virada e sem coletes salva-vida».

De imediato, foram enviados para o local do naufrágio, ao largo da ilha da Culatra, a embarcação salva vidas SR-37 do Instituto de Socorros a Náufragos, a lancha «Tornado» da Polícia Marítima e o NRP «Centauro», da Marinha. Foi também pedida a ajuda da embarcação de pesca «Belinha», «por se encontrar nas proximidades».

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) manteve contacto com os náufragos, garantido a articulação com o CODU-MAR.

Cerca das 14hh49, os tripulantes da embarcação «Ebenezer» foram recolhidos, aparentando estar bem de saúde, pela lancha da Polícia Marítima, que tinha embarcado elementos do INEM.

Os náufragos, de nacionalidade portuguesa, foram assistidos no local pelo INEM e Bombeiros, e depois encaminhados para o Hospital de Faro.

A Autoridade Marítima acrescenta que, apesar de o afundamento deste tipo de embarcação, numa profundidade superior a 50 metros, não constituir um perigo para a navegação, «pede-se contudo à navegação local atenção para eventuais materiais flutuantes da embarcação sinistrada (bóias, coletes salva-vidas)».

Comentários

pub