Restauro das esculturas da Sé de Silves é tema de palestra

A palestra intitulada «Restauro das Esculturas da Sé de Silves», feita por Ana Mascarenhas, conservadora restauradora, será o ponto central […]

Dia Nacional Bens CulturaisA palestra intitulada «Restauro das Esculturas da Sé de Silves», feita por Ana Mascarenhas, conservadora restauradora, será o ponto central das comemorações do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, a realizar em Silves, no dia 21 de Outubro, às 18h00, no Salão Paroquial da cidade.

Esta iniciativa é uma parceria entre a Câmara Municipal de Silves, o Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja e a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Silves.

Ana Mascarenhas, técnica da Câmara de Silves, irá falar sobre o trabalho desenvolvido aquando do restauro da imaginária da Catedral de Silves, realizado por si enquanto aluna da Escola Superior de Tecnologia de Tomar (Curso de Conservação e Restauro).

A Introdução a esta sessão será feita pelo Padre Carlos de Aquino, coordenador do Setor da Pastoral da Cultura, Património e dos Bens Culturais da Diocese do Algarve, enquanto a contextualização do trabalho e dos objetivos que se pretendeu atingir estará a cargo de Luís Santos, representante da Paróquia de Silves.

Esta atividade insere-se nas comemorações nacionais do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, cujo tema, este ano, é «(Re)ver a Arte Cristã». Esta data é comemorada desde 2011, a 18 de Outubro, dia de S. Lucas, padroeiro dos artistas, e visa promover a reflexão e partilha do trabalho desenvolvido no contexto das dioceses portuguesas, mas também debater novas propostas de atuação, avaliar dificuldades e identificar os principais desafios a enfrentar.

A Câmara de Silves e a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Silves associam-se a esta efeméride.

A entrada é livre.

Comentários

pub