Portimão acolhe XII Grande Capítulo da Confraria dos Gastrónomos do Algarve

O XVII Capítulo e o XII Grande Capítulo da Confraria dos Gastrónomos do Algarve, que contará com a insigniação de novos Confrades […]

Confraria de Gastrónomos do AlgarveO XVII Capítulo e o XII Grande Capítulo da Confraria dos Gastrónomos do Algarve, que contará com a insigniação de novos Confrades de Honra, de Mérito e Efetivos, realizam-se no sábado, dia 8 de Outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Portimão.

Esta iniciativa, que conta com o apoio da autarquia portimonense, juntará cerca de 180 confrades de Portugal, Espanha, França e Bélgica, bem como representantes da Federação Nacional das Confrarias Gastronómicas e do CEUCO – Conselho Europeu de Confrarias.

Às 10h00, será feita a receção de boas vindas pela presidente da Câmara de Portimão Isilda Gomes e pelo Grão-Mestre da Confraria José Manuel Alves, a que se seguirá a oficialização da geminação entre as Confrarias do Salmorejo Cordobès e de Gastrónomos do Algarve.

Às 11h15, terá início, a partir do edifício dos Paços do Concelho até à Igreja do Colégio, o desfile das Confrarias, pelas ruas de Portimão, acompanhado pela Sociedade Filarmónica Portimonense. Já às 11h30 haverá a bênção das Insígnias, pelo padre Mário Sousa, confrade de Honra da Confraria dos Gastrónomos do Algarve, e a Cerimónia de Entronização.

O Almoço do Capítulo é aberto à população em geral e realiza-se às 13h15 numa sala do restaurante «Retiro do Peixe Assado». Para participar, é necessária inscrição, que pode ser feita para o email [email protected] ou para o telefone 960 064 967.

Este almoço terá momentos de música com a fadista Raquel Peters, acompanhada à guitarra por Vítor do Carmo.

A Confraria dos Gastrónomos do Algarve é membro do CEUCO – Conselho Europeu das Confrarias, da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas e ainda da Associação de Confrarias da Rota de Cister.

 

Programa:

9h15 – Concentração e receção dos Confrades, entidades e convidados junto à Câmara Municipal de Portimão;

9h30 – Pequeno-almoço de boas-vindas no foyer da Câmara Municipal de Portimão;

10h00 – Receção e boas vindas pela presidente da Câmara Municipal de Portimão Isilda Gomes e pelo Grão-Mestre da Confraria José Manuel Alves;

10h30 – Geminação entre as Confrarias do Salmorejo Cordobès e de Gastrónomos do Algarve;

10h45 – Entrega de lembranças pelos presidentes do Município e Confraria;

11h15 – Ida para a Igreja de S. Francisco Xavier ou do Colégio. Desfile das Confrarias, nas ruas de Portimão, acompanhado pela Sociedade Filarmónica Portimonense;

11h30 – Bênção das Insígnias pelo padre Mário Sousa. Cerimónia de Entronização;

13h00 – Foto de Família;

13h15 – Almoço do Capítulo. Animação com a fadista Raquel Peters, acompanhada à guitarra por Vítor do Carmo;

16h00 – Despedida

Comentários

pub