Lagos: «Diálogo Estruturado» promoveu debate entre jovens e decisores políticos

O V Ciclo da iniciativa da Comissão Europeia «Diálogo Estruturado» promoveu, no passado dia 6 de Outubro, um debate entre «cerca […]

O diálogo estruturado permite que jovens e responsáveis políticos debatam diversos temas, com o objetivo de garantir que a opinião dos jovens é tomada em conta na definição das políticas de juventude da União Europeia. Os temas debatidos são decididos a nível europeu pelos ministros da Juventude dos países da UE. Em seguida, um grupo constituído por representantes dos países do trio relevante de presidências da UE, da Comissão Europeia e do Fórum Europeu da Juventude é encarregado de coordenar todo o processo e de elaborar listas de perguntas a apresentar duas vezes por ano aos jovens de toda a Europa.   Estas perguntas servem de base à realização de consultas nos países da UE, que são organizadas por grupos de trabalho nacionais e, na maioria dos casos, dirigidas por conselhos da juventude, com a participação de outras organizações juvenis e partes interessadas.   Algumas organizações internacionais de juventude também consultam os seus membros e enviam observações de forma pontual.

O V Ciclo da iniciativa da Comissão Europeia «Diálogo Estruturado» promoveu, no passado dia 6 de Outubro, um debate entre «cerca de 50 jovens de diferentes concelhos do Barlavento» e decisores políticos, no Espaço Jovem de Lagos.

Esta sessão foi «dinamizada através de metodologias ativas e de partilha com base na Educação Não Formal», diz a Câmara de Lagos. Com efeito, a «Diálogo Estruturado» pretende discutir «as prioridades, a implementação e o acompanhamento da cooperação europeia no domínio da juventude», acrescenta a autarquia local.

Esta foi uma de 3 sessões intermunicipais do género a decorrer no Algarve, quer no Sotavento, quer no centro, quer no Barlavento, e das quais é responsável a ECOS – Cooperativa de Educação Cooperação e Desenvolvimento, CRL.

 

O que é o V Ciclo de Diálogo Estruturado?

Este V Ciclo de Diálogo Estruturado é um processo articulado ao nível europeu, com implementações nacionais, a decorrer de Janeiro de 2016 a Junho de 2017. Este ciclo tem como tema «capacitar todos os jovens para a participação numa europa plural, interconectada e inclusiva: preparar para a vida, preparar para a sociedade».

Em Portugal, é o Conselho Nacional de Juventude (CNJ ) que coordena a realização da auscultação de grupos de jovens entre Abril e Outubro de 2016, na 1ª fase do ciclo.

Na 2ª fase os resultados serão debatidos ao nível europeu para se poderem transformar em recomendações de ação. Finalmente, na 3ª fase do ciclo será consensualizada uma Implementation Toolbox. em Abril de 2017, que se traduz num «caderno de encargos dos cidadãos jovens europeus» para as instituições europeias e órgãos de soberania nacional.

Para mais informações clique aqui ou aqui.

Comentários

pub