Chuva no Algarve mantém-se até terça-feira

A chuva que está a afetar o Algarve – e o resto do país – vai manter-se até à próxima terça-feira, […]

chuvaA chuva que está a afetar o Algarve – e o resto do país – vai manter-se até à próxima terça-feira, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Durante esta madrugada,  choveu com mais intensidade no Sotavento do que no Barlavento mas, segundo o site Meteofontes, «o “grosso” da precipitação “fugiu” para o Sul de Espanha».

Para este sábado, esperam-se aguaceiros fracos a moderados e generalizados em todo o Continente, durante a manhã e tarde, intercalados com períodos de boas abertas.

A partir do final da tarde, haverá perídosos de chuva, tornando-se gradualmente forte no litoral Norte e Centro. O vento vai soprar fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante sul, tornando-se moderado a forte (30 a 45 km/h) e com rajadas até 70 km/h no litoral e nas terras altas a partir do fim da tarde.

Toda a costa de Portugal continental está sob aviso amarelo devido à agitação marítima sendo que, na costa Sul, as ondas podem atingir os 5 metros de acordo com o IPMA. Este aviso amarelo vai manter-se até terça-feira

Já este domingo, em que podem cair os primeiros flocos de neve no topo da Serra da Estrela, a madrugada deve ter períodos de chuva, por vezes forte no Norte e Centro e o resto do dia com períodos de aguaceiros em todo o continente, que serão fracos a moderados no Sul. As temperaturas máximas vão descer para os 18º no Algarve.

Na segunda-feira, a chuva vai manter-se, com aguaceiros moderados no Algarve e, para terça-feira, estão previstos aguaceiros fortes e trovoada. Na quarta-feira, o IPMA já não prevê precipitação.

 

Comentários

pub