Promoção empresarial do CRIA da UAlg vale prémio a nível nacional

O CRIA venceu o 2º prémio a nível nacional nos «Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2016», na categoria «Apoio ao […]

Hugo Barros do CRIA a receber o Prémio Europeu de Promoção EmpresarialO CRIA venceu o 2º prémio a nível nacional nos «Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2016», na categoria «Apoio ao Desenvolvimento de mercados Ecológicos e à Eficiência dos Recursos», devido ao projeto de cooperação territorial europeu «WIDER».

Este é o segundo ano consecutivo que a  Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve é galardoada nesta iniciativa da Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI).

O WIDER – Green Growing of SMEs: Innovation and Development in the Energy Sector in the Mediterranean Area decorreu entre Janeiro de 2013 e Junho de 2015, com o objetivo de «apoiar a implementação de projetos-piloto de Pequenas e Médias Empresas das regiões parceiras centrados na eficiência energética das necessidades da população idosa, que deseja viver de forma independente e manter ou melhorar a sua qualidade de vida, oferecendo-lhes a possibilidade de aumentar o valor dos seus produtos/serviços e/ou posicionar-se noutros mercados».

O CRIA é um dos parceiros deste projeto traneuropeu, que junta entidades de Itália, França, Grécia, Portugal, Eslovénia e Bósnia-Herzegovina, sendo SVIM (Sviluppo Marche S.p.A., Itália) o parceiro líder.

No Algarve foram 6 os projetos financiados, no valor de 50 mil euros, nomeadamente um sistema de eco-ventilação saudável, um sistema de monitorização da qualidade do ar, um dispositivo de localização georreferenciado para interiores, um cinto que atenua quedas, uma “sanita-bidé” e uma casa “gaveta”.

«Os resultados dos “Vouchers de Inovação” tiveram continuidade através do apoio prestado pelo CRIA ao Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, tendo dado origem a três pedidos provisórios de patentes, dois projetos aprovados na medida “Vales de Inovação de I&D” (Portugal2020) e a um projeto financiado pela medida SMEs Instruments do Horizonte 2020», segundo o CRIA.

Em 2015, o CRIA já havia ganho um 2º prémio, na categoria «Promoção do espírito de empreendedorismo», galardão «atribuído a iniciativas de âmbito nacional, regional ou local, que promovam o espírito empreendedor, especialmente entre os jovens e as mulheres».

Comentários

pub