Livro “Albufeira Revisitada” apresentado nas quatro freguesias do concelho

O livro “Albufeira revisitada” foi apresentado nas quatro freguesias deste concelho em sessões que, no total, contaram com a presença […]

FerreirasO livro “Albufeira revisitada” foi apresentado nas quatro freguesias deste concelho em sessões que, no total, contaram com a presença de cerca de duas centenas de pessoas. As sessões decorreram entre 8 a 11 de Setembro, em Olhos de Água, Guia, Paderne e Ferreiras.

As intervenções dos autores centraram-se nos aspetos ligados a cada freguesia e, no final, as sessões contaram com as reflexões do respetivo presidente da Junta e presidente da Câmara Municipal e ainda, na Freguesia de Olhos de Água e Albufeira, com a intervenção do vice-Presidente, José Carlos Martins Rolo, em substituição de Carlos Silva e Sousa.

«Foram momentos de troca de saberes e de partilha de memórias também por parte dos presentes, as quais, frequentemente, convocaram a nostalgia e a saudade daqueles que agora são lembrados nas diversas fotografias a preto e branco que integram o livro», diz a Câmara de Albufeira.

Para o presidente da Câmara «é o reconhecimento que nos edifica a identidade e é o rememorar de épocas, práticas e pessoas que faz de nós um povo singular; esta singularidade é um valor, e isto é cada vez mais procurado por quem sente curiosidade pelo Algarve: pessoas com marcas culturais únicas que por saberem de onde vêm expressam satisfação e segurança».

Por sua vez, José Carlos Martins Rolo vincou os aspetos científicos do livro e apelou para que haja a continuidade deste trabalho de investigação, com vista a fortalecer os laços de todos aqueles que residem em Albufeira, assim como daqueles que visitam a cidade.

O livro “Albufeira revisitada” é da autoria de Luísa Monteiro, Idalina Nobre, Rui Gregório e Manuela Santos e custa 12 euros. A obra pode ser comprada na Biblioteca Municipal Lídia Jorge, no Museu Municipal de Arqueologia, no Posto de Turismo de Santa Eulália e no Gabinete de Apoio ao Munícipe. Está prevista, até ao final do ano, que esta obra seja traduzida para inglês, francês e castelhano.

Comentários

pub