Jogos Paralímpicos: Algarvio Luís Costa foi 8º classificado no contrarrelógio classe H5

O paraciclista Luís Costa, nascido em Aljustrel mas residente em Portimão, foi 8º classificado no contrarrelógio classe H5, numa prova disputada hoje […]

TelmoPinao_JoseMarques_LuisCostaO paraciclista Luís Costa, nascido em Aljustrel mas residente em Portimão, foi 8º classificado no contrarrelógio classe H5, numa prova disputada hoje nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro.

Luís Costa terminou a prova em 31 minutos e 3 segundos, mais 2 minutos e 26 segundos do que o vencedor, o italiano Alessandro Zanardi, ex-piloto de Fórmula 1, que domina a competição internacional em H5.

O segundo classificado, a 3 segundos, foi o australiano Stuart Tripp. Oscar Sánchez, dos Estados Unidos da América, fechou o pódio, a 15 segundos do vencedor.

O resultado de Luís Costa esteve de acordo com a perspetiva do próprio, que antecipava ser dos menos credenciados para o contrarrelógio, conseguindo, ainda assim, deixar atrás de si dois dos participantes.

Telmo Pinão também competiu no contrarrelógio, cumprindo os 20 quilómetros da classe C2 em 30 minutos e 38 segundos, o que lhe valeu a 12ª posição em 15 concorrentes. O paraciclista português gastou mais 2 minutos e 53 segundos do que o vencedor, Tristen Chernove, do Canadá. O segundo, a 19 segundos, foi o irlandês Colin Lynch, e o terceiro, a 34 segundos, foi o chinês Ghihua Liang.

«Os dois corredores evoluíram muito. Destaco os tempos que fizeram e que, neste momento, os colocam muito mais próximos dos homens mais fortes. Neste tipo de exercícios, o Luís Costa costumava perder cerca de 4 minutos para o primeiro e, desta vez, ficou a menos de dois minutos e meio. O mesmo se aplica ao Telmo Pinão. Estou muito satisfeito com esta evolução», disse o selecionador nacional de paraciclismo José Marques.

Luís Costa regressa à competição já nesta quinta-feira, para disputar a prova de fundo de classe H5. Terá pela frente 60 quilómetros, com a prova a começar às 17h30 (hora portuguesa).

Comentários

pub
pub