Duas toneladas de berbigão serão devoradas no Festival da Figueira

O berbigão é o prato forte do Festival dedicado a este bivalve, que decorre nos dias 10 e 11 de […]

FestivalBerbigão_FilipedaPalmaO berbigão é o prato forte do Festival dedicado a este bivalve, que decorre nos dias 10 e 11 de setembro no Polidesportivo de Figueira, em Portimão.

Massa de berbigão, arroz de berbigão, papas de berbigão, rissóis de berbigão e, claro, berbigão ao natural são algumas das propostas de degustação.

O recinto do festival tem capacidade para cerca de 400 lugares sentados e irão ser preparadas perto de duas toneladas de berbigão para fazer as delícias de mais de quatro mil pessoas que procuram um dos pratos mais genuínos e saborosos da gastronomia regional.

Este bivalve tradicionalmente confecionado de uma forma simples surge neste certame sob as mais diversas formas, sempre tendo como base um pouco de azeite, um ramo de salsa ou coentros e um dente de alho.

A música local garantirá o entretenimento para que toda a gente possa dançar, e no primeiro dia inclui as atuações do Duo Musical “Victor e Bruno” e do espetáculo musical com Mena, enquanto no dia seguinte, após a atuação da acordeonista Vera Lúcia, a música tradicional ficará a cargo de Toy, que promete encantar o público.

Este festival de dois dias oferece a oportunidade para experimentar uma verdadeira festa típica, enriquecida pela comunidade e visitantes e pela gastronomia tradicional algarvia.

FestivalBerbigão2_FilipedaPalmaA Figueira organiza há 14 anos consecutivos o Festival do Berbigão, em honra ao lugar especial que este molusco tem no seu coração, pois a apanha do berbigão na Ria de Alvor data da antiguidade, tendo este negócio sustentado muitas famílias locais em tempos idos.

O certame vai decorrer entre as 19h00 e a 01h00 e a entrada continua a custar 3 euros, com direito a um pires de berbigão, numa organização da Sociedade Recreativa Figueirense, com os apoios da Câmara Municipal de Portimão e Junta de Freguesia da Mexilhoeira Grande.

 

FestivalBerbigão3_FilipedaPalma

Comentários

pub