Inauguração do Centro de Artes e Ofícios de Monchique é destaque na XXII Artechique

A inauguração do Centro de Artes e Ofícios de Monchique vai ser um dos pontos altos da Artechique – Feira […]

ArtechiqueA inauguração do Centro de Artes e Ofícios de Monchique vai ser um dos pontos altos da Artechique – Feira de Artesanato e Sabores de Monchique, que se realiza entre sexta-feira e domingo, no Largo dos Chorões.

Este novo espaço, que vai ser inaugurado no dia 2 de Setembro, às 16h30, na Rua Serpa Pinto, «visa concentrar um conjunto de iniciativas dedicadas à promoção, divulgação e transmissão de conhecimento e saberes relacionados com o que de melhor e mais genuíno é produzido em Monchique desde tempos imemoriais».

A Junta de Freguesia de Monchique prevê que, «em parceria com os artesãos e associações locais, possam funcionar no centro, ao longo de todo o ano, uma série de atividades que incluem a realização de ateliers de bordados ou de costura, workshops e ações de formação, entre outros».

Sobre a Artechique deste ano a Junta de Freguesia de Monchique promete «uma feira de rua para todos os gostos e idades. Para além das já famosas cadeiras de tesoura, cadeiras de tabua, cestaria e trabalhos em verga, colheres de pau, bolsinhas de retalhos, bonecas de trapo, rendas antigas, enchidos, doçaria, compotas e doces caseiros, mel e medronho, entre outros, vai ser possível, uma vez mais, dar a conhecer aos visitantes novos produtos e novos conceitos de artesanato onde a identidade da tradição se alia à autenticidade da inovação».

O programa da feira também um conjunto de atividades de animação e recreação. A autarquia destaca «o sempre disputado torneio de “3 setes”, o torneio de petanca, jogos tradicionais e o já habitual Encontro de Acordeonistas, no último dia de feira (4 de Setembro), às 16h00».
Haverá também jogo do burro, um concurso de montagem de cadeiras de tesoura, uma caminhada solidária, uma aula de zumba aberta à população, e animação de rua e espetáculos musicais à noite.

A XXII ARTECHIQUE – Feira de Artesanato e Sabores de Monchique vai funcionar entre as 10h00 e as 23h00 nos dias 2 e 3 de Setembro e entre as 10h00 e as 20h00 no dia 4.
Esta iniciativa é promovida pela Junta de Freguesia de Monchique e conta com a colaboração do Município e das associações locais.

Veja aqui o programa completo da feira.

Comentários

pub