EMARP mostra “Origens” de José Craveiro

A EMARP tem patente, na sua zona de atendimento, até ao dia 5 de Agosto, a exposição de pirogravura “Origens”, de José […]

unnamedA EMARP tem patente, na sua zona de atendimento, até ao dia 5 de Agosto, a exposição de pirogravura “Origens”, de José Craveiro. É possível visitar a mostra entre as 8h30 e as 17h30.

José Craveiro nasceu em 1957 em S. Pedro, Manteigas, na Serra da Estrela, é autodidata e é considerado como uma embaixador da sua terra natal, «uma simples vila no coração da Serra da Estrela mas que muita coisa tem a oferecer», revela explica a EMARP.

Segundo a empresa municipal portimonense, «Zé Craveiro como gosta de ser tratado faz questão de partilhar essa riqueza com todos os que se encontram com suas criações».

A EMARP conta ainda que «o gosto pela vida ao ar livre e o redescobrir de espaços e lugares serranos inerentes à nossa dimensão, Manteigas – Serra da Estrela, levou-o a utilizar a técnica da Pirogravura (processo de decoração que consiste em gravar ou desenhar com ponta incandescente em placas de madeira) na promoção da sua terra, mantendo através dos seus trabalhos a originalidade e a exclusividade com que cada um é realizado, registando-os pessoalmente com um número de série».

A temática de pesquisa de Zé Craveiro são histórias, ruelas, quelhas, montes, vales, tradições, pastores, rebanhos, gentes que trabalham a terra na sua simplicidade e humildade.

Comentários

pub