Uber chega hoje a parte do Algarve e só fica durante o Verão

O Uber está disponível no Algarve a partir desta terça-feira, mas apenas até «final do Verão» e na zona entre […]

uberO Uber está disponível no Algarve a partir desta terça-feira, mas apenas até «final do Verão» e na zona entre Faro e Albufeira, anunciou a plataforma online de transporte.

Está, desta forma, confirmada a chegada ao Algarve da Uber, que tem sido fortemente contestada pelos taxistas, principalmente em Lisboa e Porto, mas também na região. Profissionais deste setor juntaram-se em protesto no final de Abril, antevendo a vinda do serviço para a região algarvia, no Verão, o que acabou por se verificar.

Na altura, só os taxistas saíram à rua. Mas, como o Sul Informação verificou, ainda em 2015, em contactos que fez com vários profissionais da área, quem estava mais preocupado com a vinda da Uber para a região eram os transferistas, que temiam «concorrência desleal».

Agora confirmou-se o que então era apenas uma ideia dos responsáveis pela Uber, na Europa. Na prática, os utilizadores terão acesso a dois tipos de serviços prestados pela plataforma: o uberX (serviço básico e mais barato) e o uberXL (carros com mais de seis lugares).

«O uberX terá uma tarifa base de 1 euro, a que acresce 10 cêntimos por minuto e 80 cêntimos por quilómetro. O novo uberXL terá uma tarifa base de 1,5 euros, a que acresce 15 cêntimos por minuto e 1,2 euros por quilómetro», anunciou a plataforma.

E nem faltará uma promoção de lançamento, embora não envolva a deslocação de passageiros. Neste caso, os clientes poderão solicitar bolas de Berlim através da aplicação da Uber («duas por um euro»), que lhes serão entregues «em locais pré-determinados de Lisboa, Porto e Algarve», nomeadamente Faro, Loulé, Almancil, Vilamoura e Albufeira.

Comentários

pub