Lagos recebe a feira de trocas Trocatudo

A 8ª edição da Trocatudo, Feira de Trocas de Lagos, vai decorrer este sábado, entre as 16 e as 19h00, […]

trocatudoA 8ª edição da Trocatudo, Feira de Trocas de Lagos, vai decorrer este sábado, entre as 16 e as 19h00, no Espaço Jovem, situado na antiga escola Gil Eanes.

Na Trocatudo, abre-se espaço à troca de ideias, produtos, talentos, sorrisos e abraços e muito convívio, claro. «Inspiramo-nos nos princípios da economia livre, consumo sustentável, solidariedade e entreajuda local», diz Catarina Moita, uma das organizadoras.

Além da feira de trocas, haverá concertos – com o Project Kids ou Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio.

O que pode ser trocado? Coisas do quintal (aqueles limões que parece que nunca mais acabam!), coisas caseiras que tem jeito para fazer ou aquilo que já não serve (livros, discos, roupa, mobílias, ferramentas…).

Sabia que também pode trocar serviços? Individuais ou coletivos: canalização, pintura, conserto de bicicletas, arranjo de sapatos, jardinagem, estética, babysitting, explicações, etc.

«No fundo, pode-se trocar qualquer coisa, desde que seja legal, não ofenda o ambiente ou a saúde», acrescenta Catarina Moita.

E quem pode trocar? Os feirantes, com troca de produtos numa banca, os mochileiros, com troca ambulante de produtos, as crianças, entre elas, e ainda os banqueiros do tempo, que fazem a troca de serviços.

E como trocar? «Os participantes nas trocas devem dissociar-se do valor monetário, pensando antes na utilidade e necessidade que um determinado produto ou serviço pode satisfazer. As trocas são feitas por acordo direto entre os participantes, sendo da sua inteira responsabilidade o “quê” e “como” é trocado».

Quem quer ser feirante nesta 8ª edição da Trocatudo deve enviar um e-mail para [email protected], para reservar mesa (se ainda for possível).

PROGRAMA DAS FESTAS

16h – Início das trocas
16h30 – Concerto do Project Kids
17h00 – Animação pela Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio (a confirmar)
17h30 – Jam Session (a confirmar)
19h – Encerramento

Comentários

pub