E é mesmo o Brexit…

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair a União Europeia, depois de o “Brexit” ter conquistado 51,9% […]

brexit-1462470592ZSAOs eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair a União Europeia, depois de o “Brexit” ter conquistado 51,9% dos votos no referendo desta quinta-feira, segundo os resultados finais.

Entretanto, esta manhã, na sequência destes resultados, o primeiro ministro David Cameron acabou de anunciar a sua demissão.

Os defensores da saída do Reino Unido do bloco europeu tiveram 17,41 milhões de votos, indicam os dados divulgados no portal da BBC, após ter terminado o apuramento em todos os 382 círculos eleitorais.

Já os partidários da permanência do Reino Unido na União Europeia obtiveram 16,14 milhões de votos. Ou seja, houve mais de 1 milhão de votos de diferença, a favor do “Leave”.

Curiosamente, a saída do Reino Unido da União Europeia ganhou em Inglaterra e no País de Gales e perdeu na Escócia e na Irlanda do Norte.

De acordo com dados publicados no portal do jornal The Telegraph, o próprio Reino Unido dividiu-se: o ‘brexit’ venceu em Inglaterra (53,2%) e no País do Gales (51,7%), enquanto na Escócia (62%) e na Irlanda do Norte (55,7%) a maioria votou a favor da permanência no bloco.

A taxa de participação no referendo foi de 72,2%.

Com este resultado, as consequências económicas e financeiras já estão a suceder-se, com os mercados a reagir a quente. O preço do barril de petróleo Brent caiu hoje 6,5% e situou-se abaixo dos 47,50 dólares por barril a meio do dia em Singapura. Quanto às Bolsas internacionais, a de de Tóquio fechou a cair 7,92%, a de Hong Kong caiu hoje mais de 5% lançando o pânico nos mercados asiáticos.

A escolha da saída está a causar grande preocupação entre os responsáveis políticos e empresários algarvios, tendo em conta que o mercado turístico britânico continua a representar mais de metade de todos os turistas que escolhem o Algarve e a queda da libra, que já começou a verificar-se, poderá trazer menos ingleses à região.

Comentários

pub