Primeiro ministro inaugura amanhã o Passeio das Dunas entre Quarteira e Vilamoura

Onde antes houve um bairro de lata problemático – que chegou a ser o maior “supermercado de droga” do Algarve, […]

Passeio das Dunas em QuarteiraOnde antes houve um bairro de lata problemático – que chegou a ser o maior “supermercado de droga” do Algarve, todas as semanas motivo de notícias negativas -, há hoje uma zona de lazer e de jardins, que liga Quarteira a Vilamoura e acaba com a separação entre estas duas importantes zonas turísticas.

Tal como o Sul Informação ontem noticiou em primeira mão, o Passeio das Dunas será amanhã, sábado, às 11h30, inaugurado oficialmente pelo primeiro ministro António Costa. Mas já hoje, por esta hora, o novo equipamento está a ser inaugurado na prática ao ser palco da 2ª edição da Algarve Nature Week.

Esta obra diz respeito à primeira fase de um projeto estruturante para Quarteira, já que permitiu criar um passeio marginal de ligação a Vilamoura, com espaços verdes e de lazer, e que privilegia a circulação pedonal e de ciclistas, valorizando o contacto com o mar e funcionando como um novo ponto de atração.

O Passeio das Dunas veio reabilitar aquele que era conhecido como um dos “pontos negros” do urbanismo algarvio, onde durante anos funcionou o antigo bairro dos pescadores.

Esta intervenção, realizada entre a Rua da Armação, em Quarteira, e a frente do Hotel Crowne Plaza (ex-Hotel Atlantis), delimitada a sul pelas praias e pelo Porto de Pesca de Quarteira e a norte pela Vala Real, integrou ainda a resolução do problema da Vala Real, com a sua cobertura parcial.

A obra teve um custo que rondou os 4 milhões de euros, financiado pelo PO Algarve21, com comparticipação do FEDER de cerca de 2,9 milhões de euros.

Comentários

pub