Lagoa reduz para metade os outdoors e cria regras para a sua colocação

O Município de Lagoa vai reduzir em 50% os outdoors colocados à beira de estradas e nas localidades no concelho […]

Rotunda_LagoaO Município de Lagoa vai reduzir em 50% os outdoors colocados à beira de estradas e nas localidades no concelho e vai criar regras para a sua colocação.

A própria Câmara Municipal admite que o «concelho de Lagoa está inundado de outdoors, nome dado aos diversos tipos e formatos de painéis publicitários colocados em paredes, muros e na maioria dos casos, suportados por grandes estruturas no interior das povoações, mas, sobretudo, nas margens da via pública, nomeadamente em estradas nacionais ou municipais».

O caso mais visível é o da rotunda à entrada da cidade, no troço da EN125 que atravessa Lagoa, onde estão colocadas quase duas dezenas de outdoors.

A autarquia salienta que essas estruturas chegam a atentar «contra os interesses das comunidades, que acham que há outdoors a mais, quantas vezes prejudicando a visibilidade quer de peões, quer de automobilistas, que, de algum modo, podem correr riscos na sua segurança».

Tendo isso em conta, os serviços da Câmara Municipal de Lagoa procederam a um levantamento exaustivo da quantidade de outdoors que, distribuídos pelo concelho, «sobrecarregam zonas de concentração de informação publicitária, com o correspondente impacto visual negativo».

«O número – parecendo exagerado – de 240 outdoors com medidas variadas, colocados um pouco por todo o Município, é uma realidade inconveniente, para quem aqui trabalha ou nos visita, num concelho pequeno como é Lagoa».

Por isso, a autarquia contactou com as empresas publicitárias que atuam no setor e «solicitou que procedam, voluntariamente, à redução dos seus efetivos no terreno, respeitando a redução de 50% que o Município pretende alcançar até ao final do ano de 2017».

Desse modo, já este ano e de acordo com o mapa predefinido pelos serviços camarários, «serão retirados 25% dos atuais 240 outdoors e mais 25% no próximo ano, prevendo-se desse modo ordenar, de forma consistente, a informação a dar aos utentes das vias de acesso às localidades, sem que, com isso, se provoque perturbações de trânsito, permitindo uma boa e rápida leitura das mensagens».

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