Editor da revista americana «Birdwatcher’s Digest» veio ver os passarinhos do Sul de Portugal

Bill Thompson III, editor da revista americana «Birdwatcher’s Digest», esteve de visita ao Sul de Portugal, de 1 a 7 […]

Observação de Aves festival Sagres_Foto nuno barrosBill Thompson III, editor da revista americana «Birdwatcher’s Digest», esteve de visita ao Sul de Portugal, de 1 a 7 de Abril, no âmbito de uma press trip promovida pela parceria que dá corpo à marca Visit Portugal Birdwtaching.

A visita do jornalista especializado norte-americano abrangeu as áreas territoriais da parceria, em particular, os estuários do Tejo e Sado, a região do Alentejo, com as áreas do Campo Branco-Castro Verde, Mértola e o vale do Guadiana, e, na região do Algarve, a Reserva Natural de Castro Marim, a Ria Formosa e Sagres.

A observação de aves é um nicho de mercado de grande relevância mundial. Calcula-se que este segmento de mercado atinja, no mundo inteiro, cerca de 80 milhões de birdwatchers, localizados sobretudo nos países anglo-saxónicos (Reino Unido: 2,4 milhões; EUA: 40 milhões), nos países escandinavos, na Holanda, Bélgica, Alemanha e no Canadá.

«Este produto assume uma relevância estratégica para o território de Mértola, pois ocorre essencialmente em época baixa, contribuindo para minimizar os efeitos da sazonalidade», salienta a Câmara Municipal mertolense, que anunciou a visita do editor da «Birdwatcher’s Digest».

Por outro lado, salienta aquela autarquia alentejana, o birdwatching «abrange um perfil de turista de segmento médio/alto e contribui para a consciencialização da importância da salvaguarda da avifauna local».

A forte expressão do mercado norte-americano neste produto justifica a incidência de várias ações promocionais junto daquele público. Desde 2013, que a marca Visit Portugal Birdwatching e, em particular, o Município de Mértola se fazem representar em feiras de birdwatching nos EUA. Na sequência dessas ações promocionais, já visitaram o território «vários jornalistas da imprensa especializada».

Aliás, desde 2007, que o Município de Mértola, em parceria com um conjunto de entidades públicas e privadas integradas na marca Visit Portugal Birdwtaching, tem vindo a desenvolver um trabalho de estruturação do produto birdwatching, por forma a posicionar o sul de Portugal como um destino de referência para o turismo ornitológico.

Comentários

pub
pub