Viviane junta (muitos) amigos em «espetáculo único numa noite única» no Teatro das Figuras

O primeiro de três espetáculos que Viviane irá dar no teatro das Figuras, em Faro, é já este sábado. A […]

Viviane concerto Entre AmigosO primeiro de três espetáculos que Viviane irá dar no teatro das Figuras, em Faro, é já este sábado. A cantora algarvia é a Artistas Figuras 2016 e vai subir ao palco da sala de espetáculos farense por três vezes, até final do ano, sempre em registos diferentes e dando conta «das várias facetas da sua carreira, desde os tempos dos Entre Aspas, à sua carreira a solo, passando pela musa da chanson française Edith Piaf».

Este sábado, às 21h30, Viviane vai estar «Entre Amigos» e revisitar os mais emblemáticos grupos musicais a que esteve ligada. Neste concerto, Viviane irá fazer uma retrospetiva do início sua carreira, apresentando uma viagem musical através dos grupos e projetos em que participou: Entre Aspas, Camaleão Azul e Linha da Frente.

Este será, apenas, um primeiro momento de partilha entre Viviane e o público, na condição de Artistas Figuras, iniciativa lançada pela primeira vez em 2016.

«Este é um dos novos produtos artísticos que o Teatro das Figuras apresenta, que passa por desafiar um artista a ser residente, durante um ano, na casa. Escolhemos a Viviane porque é uma marca da região, que têm levado o nome do Algarve a todo o país. Julgo que é uma justa homenagem», enquadrou Joaquim Guerreiro, numa entrevista que a RUA FM fez ao diretor delegado do teatro farense e a Viviane.

Na prática, ser residente durante um ano do Teatro das Figuras significa que Viviane irá subir ao palco, em três ocasiões distintas, para três concertos «bem diferentes». «Não é qualquer artista que se predispõe a aceitar este desafio», considerou Joaquim Guerreiro.

Já Viviane, não esconde o orgulho por ser a primeira convidada da iniciativa. «Ser a primeira escolhida para ser Artista Figuras é um privilégio, que eu interpreto como sendo um reconhecimento de 25 anos de carreira, em que o meu nome esteve sempre associado ao Algarve», considerou a artista.

No sábado, Viviane dá o pontapé de saída para esta aventura para um concerto onde estará bem acompanhada por amigos de longa data, com quem partilhou momentos emblemáticos da sua carreira musical.

«Será um espetáculo único, numa noite única. Até porque, provavelmente, nunca se irá repetir. Foi especialmente concebido para ser o primeiro dos três concertos que vou protagonizar no Teatro das Figuras e é uma retrospetiva da minha carreira, antes de me aventurar a solo», explicou a artista algarvia.

Nele, será recordada a passagem de Viviane por três projetos, que, na sua visão, «foram muito importantes». «Desde logo, os Entre Aspas, com os quais toda a gente me identifica. Passa também pelo projeto Camaleão Azul e, ainda, pelo Linha da Frente. Foram projetos decisivos, que contribuíram muito para aquilo que eu sou hoje», disse.

O nome do concerto é «Viviane Entre Amigos», pelo que haverá muitos convidados especiais. «Todos esses amigos são músicos ativos no panorama musical do Algarve, entre pessoas que já “dão cartas” e outras que estão agora a começar. Achei importante partilhar o palco com todas essas pessoas», considerou.

VivianeOs convidados são muitos: «A primeira formação dos Entre Aspas, bem como a segunda, os elementos do Camaleão Azul, os Nome, Ludo, Mundo Pardo, Funkarmónica, as Gaijas, Diogo Piçarra, Tércio Nanook, os DJ GI Joe e Lord Vegan. A DJ Helena Isabel também estará presente, numa festa que terá lugar após o concerto, no Foyer do Teatro das Figuras», descreveu Viviane.

Para animar a «grande festa de partilha de música» que acontecerá no sábado, a artista desafiou os seus convidados «a criar versões de uma música dos Entre Aspas». Mas houve quem tivesse optado por revisitar músicas dos Linha da Frente.

O objetivo de juntar tanta gente em palco é o de «partilhar as canções que marcaram a minha vida». «É muito mais giro fazer isto entre amigos, alguns dos quais pessoas que, quando eu comecei, eram muito novas e que, se calhar, ainda têm músicas dos Entre Aspas no seu imaginário. Será engraçado ver como serão as versões que eles farão das canções», considerou.

O segundo concerto de Viviane no Teatro das Figuras como Artista Figuras 2016 terá lugar a 4 de Junho e dará a conhecer a carreira a solo de Viviane. Nele, a cantora e compositora vai apresentar o seu mais recente trabalho intitulado Confidências.

Também aqui serão convidados a estar presentes vários artistas. Desde logo, Mafalda Arnauth, Susana Félix e Luanda Cozetti, com quem Viviane partilhou, em 2009, o projeto de homenagem ao poeta Ary dos Santos «Rua da Saudade», entretanto extinto. Também o cantor Nuno Guerreiro, o guitarrista Custódio Castelo e ainda o Coro do Conservatório de Musica de Olhão vão partilhar o palco com Viviane.

Em novembro, no dia 5, a artista encerra a sua colaboração como Artista Figuras 2016, com um percurso pelos maiores êxitos da musa da chanson française, no concerto «Viviane Canta Edith Piaf».

Viviane nasceu no sul de França onde viveu e cresceu até a adolescência, ouvindo e admirando grandes nomes da música francesa de entre os quais se destaca Edith Piaf que «exerceu sem dúvida uma grande influência na sua paixão pela música e na sua decisão de enveredar por uma carreira artística».

Temas como “La vie en rose“, “Padam Padam“, “Non rien de rien”, “Sous le ciel de Paris”, “Milord” ou “Mon Dieu” entre outros, marcados por histórias de amor e tragédia, integram «um espetáculo repleto de emoção, recheado de várias surpresas», segundo o Teatro Municipal de Faro.

Os concertos de Viviane têm o preço único de 12,50 euros. O passe para os três espetáculos custa 30 euros.

Comentários

pub