Procissão do Senhor dos Passos percorre este domingo as ruas de Portimão

A procissão do Senhor dos Passos, que sai para a rua este domingo, dia 6 de Março, quarto domingo de […]

Procissão Senhor dos PassosA procissão do Senhor dos Passos, que sai para a rua este domingo, dia 6 de Março, quarto domingo de Quaresma, marca o início das celebrações pascais em Portimão, que voltam a ser marcadas pelo reviver de tradições seculares que constituem a manifestação da fé de milhares de crentes e envolvem a comunidade local num programa litúrgico que leva colorido especial e vivência renovada às ruas da zona antiga da cidade.

A solenidade de Nosso Senhor Jesus dos Passos, na Igreja Matriz de Portimão, tem início às 16h00, com a missa, seguida de procissão.

Durante a procissão, a imagem do Nosso Senhor dos Passos sai da Igreja Matriz com o andor de S. João, para, em plena Alameda da República, juntar-se à imagem da Nossa Senhora das Dores e assim evocar o encontro de Jesus com a Sua Mãe, a caminho do Calvário, através do “Sermão do Encontro”, que contará também com um fado a Nossa Senhora das Dores, interpretado pela fadista Joana Rato.

A Procissão sairá da Igreja Matriz, com passagem pela Alameda da República e ruas Mouzinho de Albuquerque, Olivença e do Comércio, antes de regressar à Matriz.

No Domingo de Ramos, que este ano calha a 20 de março, heverá nova procissão, que abre o caminho para a Semana Santa, partindo o cortejo às 10h30 da Igreja do Colégio, para percorrer diversas artérias de Portimão (Rua S. João de Deus, Hortinha, Comércio, Alameda). Segue-se a Eucaristia Solene na Igreja Matriz, com a bênção dos ramos.

A Quinta-Feira Santa, 24 de março, vai ser marcada pela Missa da Ceia do Senhor e rito do Lava-Pés, que tem lugar pelas 19h00, na Igreja Matriz.

 

Procissão da Ressureição_ Domingo de Páscoa
Procissão da Ressureição, no Domingo de Páscoa

 

Na noite seguinte, 25 de março, acontece um dos momentos altos da Semana Santa, com a Procissão do Enterro do Senhor, uma manifestação de grande religiosidade e carregada de simbolismo, que, a partir das 21h00, levará às ruas do centro da cidade a imagem do Senhor Morto, ao som das matracas, num ambiente de recolhimento.

A Procissão de Sexta-Feira Santa sairá da Igreja do Colégio e percorrerá as ruas Mouzinho de Albuquerque, Direita, Diogo Tomé com regresso à Igreja Matriz.

O Sábado Santo, 26 de março, será o epicentro das celebrações da Semana Santa com a Vigília Pascal, agendada para as 22h00, e que assinalará a ressurreição do Senhor.

As festividades culminam no dia seguinte, Domingo de Páscoa, pelas 10h00, com a Eucaristia da Páscoa do Senhor na Igreja Matriz, seguida da Procissão da Ressurreição de Jesus, que irá percorrer as principais artérias do centro de Portimão, sendo os fiéis convidados a participar nesta manifestação religiosa, quer transportando tochas de flores, quer engalanando as suas janelas e varandas com colchas.

Depois de sair da Igreja Matriz, a procissão percorrerá as ruas 5 de Outubro, Praça Manuel, Largo do Dique, Rua Cândido dos Reis, Largo 1º Maio, Rua João da Cruz, Rua Mouzinho de Albuquerque, Avenida S. João de Deus e Alameda em direção à Igreja Matriz, sendo solicitado aos fiéis que, ao longo deste percurso, coloquem colchas nas janelas de suas casas.

Promovida pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, a Semana Santa conta com os apoios da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de Portimão.

Comentários

pub