OJA mistura jazz, rock e funk nos concertos com músicos “de peso” em Faro e Lagoa

Os músicos Mário Delgado (guitarra) e Andrzej Olejniczak (saxofone) são os convidados de peso dos dois concertos que a Orquestra […]

orquestra de jazzOs músicos Mário Delgado (guitarra) e Andrzej Olejniczak (saxofone) são os convidados de peso dos dois concertos que a Orquestra de Jazz do Algarve (OJA) vai dar em Faro, no dia 25 de Março, e em Lagoa, no dia 26.

Trata-se de um programa diferente, «dando ao Algarve uma oportunidade única de assistir à performance de músicos conceituados, mostrando o que de melhor se faz a nível nacional e internacional na área da música de jazz».

Este ciclo de concertos tem como tema Jazz-Rock & Funk e está marcado para esta sexta-feira, dia 25, às 22h00, no Club Farense, uma associação recreativa e cultural centenária, situada na Rua de Santo António, em Faro. Este concerto conta com o Apoio do Governo de Portugal – Secretaria de Estado da Cultura e da DGArtes – Direção-Geral das Artes.

No sábado, às 21h30, será a vez de novo concerto, mas agora no Auditório Municipal de Lagoa, com o apoio do Município de Lagoa.

Nestes concertos, a Orquestra de Jazz do Algarve irá interpretar um repertório Jazz Rock & Funk, em fusões típicas dos anos 70. Temas como Birdland (Weather Report), Central Park North (Thad Jones), MOT (Maynard Ferguson), The Chicken (Jaco Pastorious), entre muitos outros, darão assim a energia tão típica daquele estilo.

A Orquestra de Jazz do Algarve foi fundada em 2004 e tem residência artística no concelho de Lagoa. É desde então dirigida pelo trompetista Hugo Alves, sendo atualmente constituída por 17 músicos.

Mário Delgado é um dos guitarristas com maior nome nacional, um músico de excelência, enraizado no Jazz, mas transcendente a muitos estilos. Da “Filactera”, ao seu grupo Led On, que tributa os famosos Led Zeppelin, Mário tem ainda muitas outras colaborações com grandes nomes da música portuguesa: Tim, José Mário Branco, entre tantos outros.

Andrzej Olejniczak é um dos maiores saxofonistas polacos da atualidade e da cena jazzística europeia. Tem participado em muitos projetos internacionais, em particular com bandas norte americanas: foi regular com a formação Brecker Bros, após o desaparecimento de Michael Brecker, por exemplo.

Atualmente trabalha em Espanha, onde leciona clarinete e saxofone, no Centro Superior de Música do País Basco e no Conservatório de Leioa.

 

Informação e reservas:
Concerto em Faro: [email protected] | Telem: 913469025.
Concerto em Lagoa: Auditório Municipal telf. 282380452 | ticketline

Comentários

pub