Moncarapacho recebe exposição de fotografia de Rosinda Vargues

A Casa­Museu Dr. José Fernandes Mascarenhas, em Moncarapacho, inaugura no sábado, dia 19 de Março, às 16h00, a exposição de fotografia O […]

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A Casa­Museu Dr. José Fernandes Mascarenhas, em Moncarapacho, inaugura no sábado, dia 19 de Março, às 16h00, a exposição de fotografia O Lago Mágico da Água, da autoria de Rosinda Vargues. O evento inclui ainda a recriação de uma “rifa”, como era antigamente, uma prova de folares e um momento musical com a participação da autora e de Luciano Vargues.

Rosinda Vargues, natural de Pechão, é licenciada em Artes Plásticas (pintura) pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e professora de profissão.

Segundo conta a Santa Casa da Misericórdia de Moncarapacho, que organiza a mostra, a artista «manifestou desde a infância vocação para as artes em geral e em particular para o canto, tendo participado em inúmeros eventos culturais de poesia e música, em Tertúlias, Bibliotecas, Escolas e Instituições de Solidariedade Social. Editou o CD “Afectividades”, com poemas de poetas algarvios e músicas inéditas da sua autoria e de Luciano Vargues. Este trabalho foi apresentado em primeiro lugar na sua terra natal, Pechão, e posteriormente na FNAC, na Guia, e no Teatro Lethes, em Faro».

Em relação às Artes Plásticas, Rosinda Vargues dedica-­se à pintura, tendo participado em várias exposições coletivas e individuais no Algarve. «O gosto pela fotografia vem desde muito jovem, mas só nos últimos anos, após ter frequentado um curso de formação de fotografia na ASSP e posteriormente na Alfa, é que se tem dedicado de uma outra forma a esta arte de comunicar imagens», acrescenta a organização.

«A água constitui um dos elementos mais dinâmicos e inspiradores da natureza. O aspeto mágico das paisagens multicores, os seus reflexos e transparências e as suas texturas que se modelam por capricho da natureza geraram esta explosão de sentimentos, dando origem ao tema desta exposição: O Lado Mágico da Água», explica Rosinda Vargues.

A exposição pode ser visitada até 14 de Abril, no horário regular da Casa­Museu: terças, quintas e primeiro sábado de cada mês, das 10h00 às 13h00. São ainda aceites marcações para escolas e instituições de apoio à infância e à terceira idade pelo telefone 289 792 478.

A exposição é uma organização da Santa Casa da Misericórdia de Moncarapacho em parceria com a Casamuseu Dr. José Fernandes Mascarernhas, e conta com a colaboração do Centro de Convívio da União de Freguesias de Fuseta e Moncarapacho e da Escola Básica 2/3 Dr. António João Eusébio.

Comentários

pub