Moncarapacho cumpre tradição e vai comer folar ao Cerro da Cabeça

No Cerro da Cabeça, em Moncarapacho, a segunda-feira a seguir à Páscoa é dia de comer folar. Este ano, famílias […]

Cerro Cabeça 2013  2 jpgNo Cerro da Cabeça, em Moncarapacho, a segunda-feira a seguir à Páscoa é dia de comer folar. Este ano, famílias e amigos voltam a reunir-se, num piquenique, que vai ter também direito a baile, às 15h00, para cumprir uma tradição que, segundo a União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta, tem mais de 70 anos.

A autarquia explica que «este costume começou nos finais dos anos quarenta do século passado e tornou-se numa das festas mais populares do sotavento algarvio. Em Faro, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira, organizavam-se excursões com a colaboração dos patrões que dispensavam os seus trabalhadores para poderem participar na festa».

Nesta festa, «debaixo de uma árvore e à volta de uma mesa, o folar era a iguaria mais desejada do piquenique, onde também os primeiros caracóis eram saboreados. A subida ao miradouro, construído propositadamente para a festa uns anos mais tarde, também era obrigatória, e à tarde havia um bailarico ao ar livre para culminar um dia de festa inesquecível, e que era aguardado ansiosamente, ano após ano», acrescenta a União de Freguesias.

«Num tempo em que as tradições já não são tão intensamente vividas», este piquenique é, para a organização, «um riquíssimo álbum de recordações dos velhos tempos».

Nos últimos anos o evento tem contado com o apoio da União das Freguesias de Moncarapacho e Fuseta, nomeadamente na organização do baile, e da Santa Casa da Misericórdia de Moncarapacho, proprietária do terreno.

 

Comentários

pub