FOTOGALERIA: Ministra conheceu a “verdadeira” Economia do Mar em Olhão e VRSA

A Ministra do Mar dedicou-se a conhecer a  “verdadeira” economia do Mar, ou seja, as empresas que existem, nesta área […]

Ministra do Mar e SE Mar em Olhão_26A Ministra do Mar dedicou-se a conhecer a  “verdadeira” economia do Mar, ou seja, as empresas que existem, nesta área vista como estratégica para Portugal, em Olhão e Vila Real de Santo António, esta sexta-feira.

Depois de ontem, quinta-feira, ter conhecido a investigação que é feita na Universidade do Algarve e de ter ficado com «os olhinhos a brilhar», Ana Paula Vitorino quis ver, in loco, o tecido empresarial existente em dois municípios com forte tradição no setor.

O périplo levou a ministra e o secretário de Estado das Pescas, o algarvio José Apolinário, acompanhados por representantes de muitas entidades regionais, a conhecer quatro empresas, bem diferentes umas das outras.

Em Olhão, a comitiva visitou a Sparos, que se dedica à produção de ração para peixe, assente numa forte base de investigação científica, a Sun Concept, que desenvolve barcos movidos a energia solar, e a Conserveira do Sul, uma referência ao nível da indústria conserveira. Em VRSA, a empresa visitada foi a Nautiber, que se dedica à construção naval com muito sucesso, exportando muito do que produz.

No final da visita, Ana Paula Vitorino reiterou o objetivo de «duplicar o peso da economia do Mar no PIB nacional, até ao final da década». Atualmente, este setor de atividade contribuiu com «apenas 2,5 por cento, o que é muito pouco, para um país com tanto Mar».

Para alavancar o setor, a ministra conta com os fundos comunitários do Mar 2020, mas também anunciou esforços no sentido de simplificar administrativamente os processos e promover o que de bom se faz, no Algarve e no país, além fronteiras, para atrair investimento.

«Nós ideias, como se vê, temos muitas, não precisamos de importar. Lá de fora, precisamos é que chegue dinheiro», ilustrou, a rir.

Pelo meio, a ministra do Mar deixou os ilhéus rendidos, por ter ido ao encontro de um grupo de ativistas anti-demolições na Ria Formosa que se manifestava junto à Conserveira do Sul, de forma descomplexada, cumprimentando-os calorosamente e deixando garantias de que estava a ser estudada «uma solução consensual», pelo seu colega do Ambiente.

No final, ouviu elogios. «Eu sou do PSD, mas aplaudo a sua atitude!», dizia um dos manifestantes. Já José Apolinário, natural do concelho de Olhão, ouviu um recado de uma familiar: «És meu primo, mas eu estou chateada contigo».  Zanga de pouca dura, já que tudo ficou sanado com um par de beijinhos.

Veja as fotos da visita:

(Fotos: Hugo Rodrigues/Sul Informação)

Comentários

pub