Alcoutim “invadido” por caminhantes a 9 e 10 de abril

A terceira edição do Festival de Caminhadas de Alcoutim está marcada para 9 e 10 de abril. Ao longo de […]

Festival Caminhadas AlcoutimA terceira edição do Festival de Caminhadas de Alcoutim está marcada para 9 e 10 de abril. Ao longo de dois dias, haverá caminhadas temáticas, observação e interpretação da natureza, observação de aves, passeios de barco, observação astronómica e degustação de produtos.

Nesta edição, o festival contará com 8 percursos guiados, com vários níveis de dificuldade, que decorrerão nas várias freguesias do concelho de Alcoutim e na margem espanhola do Rio Guadiana.

Com a realização do festival, a autarquia alcouteneja pretende «oferecer um vasto leque de atividades que conciliam o enorme potencial natural do território com todo o património local, valorizando a cultura, a história, as gentes, a economia e as paisagens fantásticas que a região oferece».

«Dado o aumento significativo na procura de atividades de turismo ativo no panorama turístico nacional e internacional, este evento tem vindo a constituir-se como um produto âncora na estruturação da oferta turística do território», refere Osvaldo dos Santos Gonçalves, presidente da Câmara Municipal.

As “Manhãs com o pastor”, “ Os Caminhos de Ronda do Guadiana” ou “Algarve, com aroma a Alentejo e Espanha”, são alguns dos temas das caminhadas deste festival. Este último, tem um trajeto que inicia em Alcoutim com um passeio de barco, passa pelo Pomarão, concelho de Mértola, e termina em Sanlúcar de Guadiana, em Espanha.

A observação astronómica também volta a ser uma das atividades possíveis de realizar durante o festival através da caminhada noturna “ Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana, entre castelos e estrelas”. Haverá ainda caminhadas relacionadas com os temas da observação de aves, da arquitetura local, das plantas aromáticas, da cestaria, e do fabrico de pão.

A participação na maioria dos percursos é gratuita mas condicionada a inscrição prévia, até dia 6 de abril, que deverá ser feita no serviço de Turismo do Município de Alcoutim através do e-mail [email protected], ou dos telefones 281 540 500, ou 965 764 457.

O Festival de Caminhadas de Alcoutim é organizado pela Câmara Municipal, em colaboração com o Ayuntamiento de Sanlúcar de Guadiana.

 

Comentários

pub