Já estreou o 3º episódio do documentário «No caminho dos Tornados»

O 3º episódio da série documental «No Caminho dos Tornados», denominado «Aviso de Tornado», já está disponível online para ser […]

episódio 3 no caminho dos tornadosO 3º episódio da série documental «No Caminho dos Tornados», denominado «Aviso de Tornado», já está disponível online para ser visto.

O documentário, dividido em seis episódios, é produzido por uma equipa de meteorologistas amadores portugueses, da qual faz parte o algarvio Bruno Gonçalves.

A série mostra a expedição de 21 dias que o grupo da Troposfera, Associação Portuguesa de Meteorologia Amadora fez, no ano passado, na famosa «Tornado Alley», a avenida dos tornados no centro dos Estados Unidos da América.

No Caminho dos Tornados” é um documentário que pretende, «além de retratar as três semanas de aventura vividas pela equipa da Troposfera no interior dos Estados Unidos, ter uma ação pedagógica relativamente à meteorologia em Portugal, sensibilizando a população para o clima, para os meios existentes, para a forma como se formam os eventos severos e qual a sua predominância em Portugal», salientam os produtores.

Mesmo sem terem estado no olho do furacão, ou antes, no meio de um tornado, as imagens que a equipa portuguesa recolheu nos Estados Unidos, de tempestades, supercélulas, trovoadas e outros fenómenos meteorológicos, são impressionantes.

E as suas aventuras por lá, as entrevistas que fizeram com verdadeiros caçadores de tornados ou com os responsáveis e técnicos de organismos meteorológicos, mostrando com as coisas funcionam nos EUA, garantem o interesse da série de curtos documentários (15 a 20 minutos cada episódio).

Clique aqui para ver o 1º episódio

Clique aqui para ver o 2º episódio

Veja o 3º episódio:

Comentários

pub