“A Tradição do Acordeão em Bordeira” mostra-se no Museu Regional do Algarve

O Museu Regional do Algarve, em Faro, vai acolher, a partir do dia 10 de janeiro, a exposição “A Tradição do […]

AcordeãoO Museu Regional do Algarve, em Faro, vai acolher, a partir do dia 10 de janeiro, a exposição “A Tradição do Acordeão em Bordeira”, que vai estar patente até 6 de janeiro de 2017.

Segundo a Câmara Municipal de Faro, esta mostra «pretende apresentar vários bordeirenses que dedicaram a sua vida à arte de tocar o acordeão, reconhecidos a nível nacional e internacional, bem como acordeonistas  de renome que, embora não sendo naturais de Bordeira, também criaram fortes relações afetivas com este local e com as suas gentes».

A autarquia farense explica ainda que «desde inícios do século XX, o acordeão tem desempenhado um papel fulcral no panorama musical popular português. Tornou-se um elemento sempre presente e imprescindível em festas e noutros eventos de cariz popular e tradicional. Transformou os seus acordes numa identidade musical com uma aceitação sem precedentes e em que tiveram influência grandes nomes nacionais, alguns dos quais ligados a Bordeira».

A pequena aldeia do concelho de Faro, «hoje identificada como uma “capital do acordeão”, tem visto nascer, ao longo dos anos, muitos executantes e compositores de gabarito. A mostra que inaugura irá prestar homenagem a esses músicos talentosos, às sonoridades enquanto património imaterial do concelho e ao instrumento enquanto umas das referências patrimoniais da Bordeira».

Esta mostra é uma iniciativa da Câmara de Faro, com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve, da Algarve Film Comission, da Junta de Freguesia de Santa Bárbara de Nexe e da Sociedade Recreativa Bordeirense.

A inauguração da exposição está marcada para as 10h00.

 

 

Comentários

pub