Muita chuva até dia 11, mas em especial no Norte

«Precipitação persistente, que atingirá de forma mais significativa as regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e, em especial nos […]

Chuva-Forte«Precipitação persistente, que atingirá de forma mais significativa as regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e, em especial nos dias 8 e 10», é a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para os próximos dias.

A culpa deste estado do tempo no Continente, até ao dia 11 de janeiro, é um «fluxo forte de sudoeste, com transporte de ar quente e húmido, associado a ondulações frontais, que se deslocam no Atlântico em direção às ilhas Britânicas», explica o IPMA.

O Algarve será menos afetado, mas a chuva mais persistente deverá chegar à região na sexta-feira à tarde.

O OPMA prevê assim precipitação persistente, que atingirá de forma mais significativa as regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e, em especial nos dias 8 e 10.

Nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Viseu e Guarda e, em especial nas zonas e montanhosas, os valores da precipitação acumulada no período entre 6 e 11 poderão ultrapassar 200 mm.

No final do dia 8 e no dia 9, haverá queda de neve nos locais acima de 1400 metros de altitude, e no dia 10, a neve só deverá ocorrer na serra da Estrela, a cotas acima de 1600 metros.

O vento predominará de sudoeste, soprando forte e com rajadas até 70 km/h no litoral oeste e
até 90 km/h nas terras altas.

Na costa ocidental, a norte do Cabo Raso, prevê-se ondas do quadrante oeste com 4 a 5 metros de altura significativa.

Para hoje, dia 7, o IPMA prevê céu muito nublado, com períodos de chuva, mais intensa no Minho, e sendo fraca na
região Sul.

O vento será fraco a moderado (10 a 30 km/h) de sudoeste, soprando moderado a forte (30 a 40 km/h) no litoral oeste, com rajadas até 70 km/h a norte do Cabo Raso, e forte (40 a 55 km/h), com rajadas até 90 km/h, nas terras altas.

Haverá neblina ou nevoeiro em alguns locais, enquanto a temperatura deverá subir, em especial a mínima.

Comentários

pub