Bispo do Algarve abriu a Porta Santa do Jubileu

O bispo do Algarve presidiu este domingo à noite à abertura da Porta Santa do Jubileu da Misericórdia na catedral […]

abertura_porta_santa_jubileu_misericordia-33O bispo do Algarve presidiu este domingo à noite à abertura da Porta Santa do Jubileu da Misericórdia na catedral diocesana, em Faro, sublinhando que é Cristo, “verdadeiramente, a «Porta Santa».

“É por Cristo que nós temos de passar. A Porta Santa deve recordar-nos a pessoa de Cristo. Passarmos por essa porta significa, antes de mais, que queremos passar por Cristo porque Ele é verdadeiramente o nosso jubileu, a fonte de misericórdia, o rosto visível da misericórdia do Pai”, referiu D. Manuel Quintas, citado pelo jornal diocesano Folha do Domingo.

“Tudo o que realiza é expressão da sua misericórdia para connosco. Só podemos compreender o que é Deus quando fazemos a experiência da sua misericórdia. Por isso, o Santo Padre convocou toda a Igreja para este ano a saborear e vivenciar de modo particular”, acrescentou.

Após a procissão em que se cantou a ladainha dos santos como evocação daqueles que “fizeram de Cristo a «Porta Santa» da sua vida” e a abertura da Porta Santa, o bispo diocesano benzeu a água com que aspergiu os presentes e que entregou depois da comunhão a cada uma das paróquias da vigararia de Faro.

D. Manuel Quintas procedeu também à abertura da porta do batistério, a “Porta da Misericórdia e da Vida”, lembrando que o sacramento do batismo é, particularmente, significativo da misericórdia de Deus.

No Algarve, a celebração do Ano Santo da Misericórdia está associada a dois sacramentos: o Batismo e a Reconciliação.

“Deus tem sempre o seu coração aberto para distribuir o seu amor e a sua misericórdia em qualquer lugar. Basta que alguém acolha essa misericórdia e esse perdão”, observou D. Manuel Quintas.

A Sé de Faro estará aberta para oração pessoal, oração comunitária, eucaristia ou liturgia das horas, de segunda a sexta-feira entre as 17h00 e as 20h00, e aos domingos entre as 16h00 e as 20h00, culminando com oração de vésperas.

Além da Sé de Faro, no dia 19 deste mês será realizada, pelas 19h00, a abertura da Porta Santa na Sé de Silves, no dia 20, na igreja matriz de Portimão, pelas 11h30, e na igreja de Santa Maria de Tavira, pelas 17h00.

No Santuário de Nossa Senhora da Piedade, popularmente conhecida como Mãe Soberana, em Loulé, a abertura da Porta Santa será feita no dia 1 de janeiro de 2016 na missa presidida às 15h00, pelo bispo do Algarve.

Comentários

pub