Algarve recebe passagem dos símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude

Símbolos chegam esta sexta-feira, 29 de Outubro, a Vila Real de Santo António

Os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), que vão decorrer em Lisboa, em 2023, vão chegar ao Algarve esta sexta-feira, 29 de Outubro, a Vila Real de Santo António e, durante o mês de Novembro, vão percorrer a Vigararia de Tavira, Faro, Loulé e Portimão.

A Vigararia de Tavira, mais precisamente a Paróquia de Vila Real de Santo António, será a primeira a receber a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, estando previstas, para estes primeiros dias, diversas atividades tais como vigílias de oração, encontros de catequese, eucaristias, terço e uma procissão pelas ruas da cidade tavirense.

Os símbolos passarão, posteriormente, pela Vigararia de Faro (a 7 de Novembro), de Loulé (14 de Novembro) e Portimão (19 de Novembro), estando depois prevista a sua partida para a Diocese de Beja, a 27 de Novembro.

A programação que será dinamizada nas paróquias algarvias foi elaborada em conjunto pelo Comité Organizador Diocesano e as diversas Vigararias, «tendo ficado à responsabilidade de cada uma delas a preparação da passagem dos símbolos pelo seu território», diz a Diocese do Algarve.

Desta forma, «integrou-se toda a Diocese e toda a comunidade algarvia neste caminho de preparação para a JMJ».

A programação inclui momentos em que a comunidade poderá participar, pois estas Jornadas Mundiais da Juventude «não são limitada apenas a alguns, mas é um dom para todos», explica a Diocese do Algarve.

Estes símbolos peregrinarão por todas as Dioceses portuguesas, até Julho de 2023, já que a JMJ decorrerá de 1 a 6 de Agosto desse mesmo ano.

Os dois símbolos da JMJ são «sinais de anúncio desta grande atividade dos jovens católicos e foram entregues aos portugueses pelo Papa Francisco, a 22 de Novembro de 2020, em Roma».

A Cruz Peregrina tem 3,8 metros de altura e foi construída a propósito do Ano Santo, em 1983, tendo sido confiada por São João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o mundo. Desde aí, a Cruz peregrina já esteve nos cinco continentes e em cerca de 90 países, afirmando-se como um sinal de esperança.

Desde 2000 que a Cruz Peregrina é acompanhada pelo ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços. Este ícone foi introduzido ainda pelo Papa João Paulo II como símbolo da presença de Maria junto dos jovens.

Com 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura, o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani está associado a uma das mais populares devoções marianas em Itália. É antiga a tradição de o levar em procissão pelas ruas de Roma, para afastar perigos e desgraças ou pôr fim a pestes.

O ícone original encontra-se na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, e é visitado pelo Papa Francisco que ali reza e deixa um ramo de flores, antes e depois de cada viagem apostólica.

O programa da passagem dos símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude pelo Algarve poderá ser consultado aqui.

 



Comentários

pub