Giões: Igreja da Nossa Senhora da Assunção reabre após obras de restauro

Igreja matriz de Giões, freguesia do município de Alcoutim, reabriu no passado domingo, 3 de Abri

A Igreja da Nossa Senhora da Assunção, matriz de Giões, freguesia do município de Alcoutim, reabriu no passado domingo, 3 de abril, após obras de restauro dos altares e pintura da cobertura da Capela Mor.

O evento de reabertura iniciou-se com a Missa de Ação de Graças, presidida pelo Bispo do Algarve, seguindo-se da Sessão Solene, com intervenção das entidades envolvidas no processo e no financiamento: o Diácono Albino Martins, pela Paróquia de Giões, José Afonso, pela Junta de Freguesia de Giões, Rosa Palma, vereadora da Câmara Municipal de Alcoutim, Jorge Botelho, deputado, José Apolinário, presidente da CCDR Algarve, e D. Manuel Neto Quintas, Bispo da Diocese do Algarve.

As obras começaram depois de, em 2017, a Paróquia de Giões ter submetido uma candidatura ao sub- programa 2, no âmbito do Programa de Equipamentos de Utilização Coletiva, com o objetivo de reabilitar o património, respeitando e defendendo a memória das raízes.

A candidatura então aprovada permitiu, a 10 de Fevereiro 2019, inaugurar a primeira fase, que incidiu na reparação da cobertura e na estabilização de problemas estruturais. Em Agosto de 2019, graças ao apoio da Associação Grito da Alegria, foi também possível recuperar dois altares laterais dedicados a Nossa Senhora de Fátima e a São Pedro.

De acordo com a Câmara Municipal de Alcoutim, todo este processo levou à apresentação de uma nova candidatura e nova aprovação no mesmo sub-programa, que permitiu a recuperação do restante: reparação e pintura alusiva a Nossa Senhora da Assunção, padroeira de Giões, existente na cobertura da Capela Mor do século XVIII; Altar Principal e os dois Altares laterais (Cristo Crucificado e Nossa Senhora das Neves).

As obras custaram cerca de 156 mil euros e foram apoiadas pelo Estado Português, o Município de Alcoutim, a Junta de Freguesia de Giões, a Associação Grito da Alegria, pela Diocese do Algarve e outras entidades e particulares.

 

 



Comentários

pub