Tomaz Morais vai a Quarteira falar com alunos da Escola Secundária Laura Ayres

O diretor técnico da seleção nacional de rugby Tomaz Morais vai à Escola Secundária Drª Laura Ayres, em Quarteira, esta […]

O diretor técnico da seleção nacional de rugby Tomaz Morais vai à Escola Secundária Drª Laura Ayres, em Quarteira, esta quinta-feira, às 15h00, para falar aos alunos sobre o rugby, sobre o seu percurso como jogador e técnico e também acerca da importância da motivação no desporto e na vida.

O encontro entre Tomaz Morais e os alunos surge no âmbito do programa desportivo “Loulé Cidade Europeia 2015”, e integra a iniciativa “Individualidades na Escola”.

Licenciado em Educação Física e Desporto, Tomaz Morais é diretor técnico nacional de rugby e consultor da International Rugby Board para a elaboração do plano estratégico de sevens.

Tem participado como orador em conferências sobre liderança, motivação, gestão de equipas e comunicação. É professor universitário convidado no ISCTE, Universidade Católica, Universidade Medicina e ISPA. É comentador do programa “Mais Futebol” da TVI24 e colunista semanal do jornal A Bola.

Quando pegou na seleção nacional de rugby em 2001, Portugal ocupava o 30º lugar do ranking mundial e, no seu comando, subiu até à 15ª posição. Pela sua liderança e orientação técnica, Portugal venceu pela primeira vez competições internacionais como o Campeonato da Europa de XV (rugby de quinze), sete Europeus de Sevens (rugby de sete), 10ª lugar no Mundial de Sevens em Hong Kong entre 94 equipas participantes e o 1º lugar do Campeonato do Mundo Universitário.

Como maior destaque de toda a sua carreira como treinador, a Câmara dee Loulé destaca «a participação da seleção nacional no Campeonato do Mundo de 2007 em Rugby de XV (foi a primeira seleção totalmente amadora a jogar a fase final com equipas profissionais)».

Tomaz Morais foi ainda nomeado para melhor treinador mundial pela Federação Internacional de Rugby (IRB) em 2004 e condecorado pelo Presidente da República Jorge Sampaio, com o grau de Comendador, com a Ordem de Mérito, em 2005.

Em 2006 e 2007 recebeu o Prémio de Melhor Seleção Nacional entregue pelo CNID – Associação dos Jornalistas de Desporto. Em 2007 recebeu o Marketing Awards, na área de desporto, entregue pela APPM (Associação Portuguesa Profissionais Marketing).

Autor da publicação “Compromisso: Nunca Desistir, as vitórias no desporto aplicadas ao sucesso nas empresas” considera que «o trabalho e a dedicação são as melhores armas para alcançar o sucesso».

O principal objetivo do projeto da Câmara de Loulé “Individualidades na Escola, é «levar às escolas do Concelho de Loulé personalidades de referência ao nível desportivo, dando oportunidade de toda a comunidade escolar de interagir com prestigiadas personalidades desportivas nacionais e internacionais».

São também objetivos do projeto, «a promoção do desporto, da cidadania desportiva, dos hábitos saudáveis e, realçar a importância da relação escola/desporto no presente e futuro das crianças e adolescentes», conclui a autarquia.

Comentários

pub