PCP exige medidas de apoio aos albufeirenses lesados pelo temporal de domingo

O Grupo Parlamentar do PCP exige que sejam tomadas medidas de apoio aos moradores e comerciantes de Albufeira afetados pelo […]

Cheias Albufeira (63)O Grupo Parlamentar do PCP exige que sejam tomadas medidas de apoio aos moradores e comerciantes de Albufeira afetados pelo temporal de domingo, que causou inundações e «gravíssimos danos» que podem chegar aos milhões de euros na zona ribeirinha daquela cidade.

O deputado comunista eleito pelo Algarve Paulo Sá esteve no local esta terça-feira, onde contactou com os lesados e lhes manifestou «a sua solidariedade neste momento de grandes dificuldades e provação».

«A dimensão dos danos e dos prejuízos exige que o Governo decida, com caráter de urgência, sobre a declaração de calamidade pública, requerida pela Câmara Municipal de Albufeira, e que disponibilize os meios necessários e adequados para o apoio à reconstrução da baixa da cidade, assim como para o apoio a moradores e comerciantes que sofreram avultados prejuízos», defendem os parlamentares do PCP.

Os comunistas consideraram, numa nota de imprensa, que as palavras do ministro da Administração Interna, durante a visita que fez a Albufeira, «não auguram nada de bom».

«Quando se exigia que o Governo anunciasse a disponibilização urgente de meios de apoio à autarquia e às populações, o Ministro preferiu falar de “lições de vida”. Um desastre como aquele que se verificou em Albufeira no passado domingo não é uma “lição de vida”. O que as populações precisam, neste momento de provação, é de apoio material e de solidariedade e não de “lições de vida”», consideraram.

Ao mesmo tempo, pedem que, «após da indispensável mobilização para a reconstrução e o retorno à normalidade, se faça uma reflexão sobre as opções urbanísticas do passado e do presente, em particular no que diz respeito à ocupação dos leitos de cheia das ribeiras».

«As sucessivas opções urbanísticas das quais o Estado se desresponsabilizou transformaram estas zonas em zonas de risco. A baixa de Albufeira é assolada periodicamente por cheias de grande magnitude, exigindo que sejam estudadas e equacionadas formas de resolver, definitivamente, o problema do convívio da cidade com a sua ribeira», segundo os elementos daquele Grupo Parlamentar.

Comentários

pub