Vamos pedalar pelo Sistema Solar em Estremoz?

A ciência e o desporto vão estar aliados em Estremoz, distrito de Évora, nos próximos sábado e domingo, numa iniciativa […]

sol duatloA ciência e o desporto vão estar aliados em Estremoz, distrito de Évora, nos próximos sábado e domingo, numa iniciativa que permite visitar os planetas do sistema solar a correr e a pedalar.

Nos dias 24 e 25 de outubro, decorrerá a quarta edição do Sol – Duatlo de Estremoz e, embora a proposta possa parecer estranha, vai ser mesmo possível visitar os planetas do nosso Sistema Solar a correr e a pedalar.

Com efeito, em 2007 o Centro Ciência Viva de Estremoz instalou no concelho um dos poucos Sistemas Solares à escala existentes em todo o Mundo, com um Sol com mais de 3 metros de diâmetro localizado no centro da cidade e Plutão com 5,6 mm instalado à porta do castelo de Évoramonte a mais de 14 quilómetros de distância.

Um passeio por este Sistema Solar é não só uma oportunidade de perceber melhor o Universo em que vivemos, mas também de desfrutar algumas das bonitas paisagens do norte Alentejano, pois a maioria dos planetas estão em pequenas e bonitas vilas em torno da cidade de Estremoz.

Em 2012, uma parceria com a Federação de Triatlo de Portugal permitiu o lançamento de uma atividade anual, onde a Ciência e o Desporto se aliam de uma forma inédita, criando oSol – Duatlo de Estremoz, a única prova desportiva que percorre todo o Sistema Solar… em poucas horas.

Cientes da importância, cada vez maior, que a difusão do conhecimento científico tem junto do grande público na manutenção e desenvolvimento de um projeto de sociedade moderna e inclusiva, o Centro Ciência Viva de Estremoz, a Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora e o Instituto de Ciências da Terra, que já tinham sido responsáveis pela conceção e instalação deste curioso Sistema Solar em colaboração com a Câmara Municipal de Estremoz, juntaram-se de novo idealizando com a Federação de Triatlo de Portugal, um evento único, desta vez cruzando a Ciência e o Desporto.

O Sol-Duatlo, que se realiza em colaboração com a Escola de Triatlo Santo António de Évora e as Associações de BTT de Estremoz “Rota d’Ossa” e “Sobe e Desce”, inclui uma prova de corrida e BTT, mas onde quer os atletas quer o público podem participar em diversas atividades científicas.

Apesar das provas estarem incluídas no campeonato nacional, estão abertas a federados e não federados de todas as idades, incentivando fortemente a participação de pessoas que não sejam praticantes regulares de atividades desportivas; a existência de várias modalidades de participação, incluindo equipas de estafeta, faz com que este possa ser um fim-de-semana realmente único em Estremoz.

Provas de Desporto que integram o IV Duatlo do Sistema Solar:
Dia 24 de outubro: 15h30 – Circuito Regional Jovem | 16h45 – Prova Aberta
Dia 26 de outubro: 10h00 – Taça de Portugal PorTerra

Se, na prova aberta de sábado, os participantes começam por correr 1,8 quilómetros, seguindo-se 8 quilómetros de bicicleta e terminando com 0,9 quilómetros de corrida, já na prova de domingo as distâncias são respetivamente 12,3 quilómetros, 78 quilómetros e 9,7 quilómetros.

Quanto às atividades de Ciência, o ponto de encontro é o Centro Ciência Viva de Estremoz:

Dia 24 de outubro
10:30h às 13:00h – 1 : 414 000 000, Sistema Solar à Escala em Estremoz
15:30h às 17:00h – Energia a Pedalar!
17:30h às 18:30h – O Pêndulo de Foucault e a Rotação da Terra
18:30h às 19:30h – Aerotrim; experimenta o corpo a girar e perde a sensação de peso…
21:30h às 00:00h – À noite no museu há Tecnologia digital com tertúlia

Dia 25 de outubro
10:30h às 12:00h – 1 : 414 000 000, Sistema Solar à Escala em Estremoz (Planetas interiores)
15:00h às 16:00h – O Pêndulo de Foucault e a rotação da Terra

 

Autor: Centro de Ciência Viva de Estremoz
Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

Comentários

pub