Odiana declara que época das caminhadas está reaberta

A associação Odiana declarou esta quinta-feira que a época das caminhadas está reaberta. Apesar de os trilhos estarem disponíveis todo […]

CaminhadaA associação Odiana declarou esta quinta-feira que a época das caminhadas está reaberta. Apesar de os trilhos estarem disponíveis todo o ano, e de não existir uma data de abertura oficial, «a melhor altura para o pedestrianismo é com a temperatura mais amena», que se faz sentir a partir de Outubro.

Por isso, «com uma temperatura bem mais amena, a Odiana volta a deixar-lhe a sugestão de percorrer os trilhos do território, conjugando a atividade física com uma visita ao Baixo Guadiana».

Os percursos pedestres do território são, segundo a associação, «uma oferta pensada para quem quer conhecer o interior serrano, seja a pé ou de bicicleta, e em simultâneo descobrir uma multiplicidade de paisagens, de património, de fauna e flora, de passear pelos recantos das aldeias mais típicas do interior e degustar os petiscos mais saborosos de um algarve diferente».

A Odiana explica que «os percursos pedestres têm como objetivo desvendar os trilhos do Baixo Guadiana aventurando-se num Algarve de interior cheio de segredos por descobrir, num «outro Algarve», onde a natureza é rainha».

Atualmente, o Baixo Guadiana dispõe de uma rede de 135km de percursos pedestres da Odiana, implementados em 2005 e homologados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.

Desde o ano passado, a Odiana implementoua GR15 «Grande Rota do Guadiana», «a primeira grande via implementada neste território que permite a ligação a pé do litoral ao interior».

Esta via liga-se à Via Algarviana (GR13) e à Ecovia do Litoral, e tem a possibilidade de ligação a vias internacionais da vizinha Espanha.

Os percursos pedestres da Odiana podem ser descobertos aqui.

Comentários

pub