Lagoa promoveu iniciação «ao complexo universo das técnicas de cultivo Bonsai»

Um grupo de 15 pessoas aprendeu a arte de cultivar árvores aplicando as técnicas bonsai, numa oficina de trabalho que […]

Oficina Bonsai LagoaUm grupo de 15 pessoas aprendeu a arte de cultivar árvores aplicando as técnicas bonsai, numa oficina de trabalho que decorreu no passado domingo, no Centro de Interpretação da Natureza do Sítio das Fontes, em Estômbar.

A iniciativa ensinou a dar «os primeiros passos no complexo universo das técnicas de cultivo Bonsai», segundo a Câmara de Lagoa, que organizou o workshop, em parceria com Clube Bonsai do Algarve.

A espécie de árvore escolhida como ferramenta de trabalho, na «Oficina de Bonsai com Espécies Mediterrânicas», foi a macieira selvagem.

«Um conjunto de Bonsai dos membros do Clube, expostos no Centro de Interpretação da Natureza do Sítio das Fontes, serviu para explicar as origens e as principais técnicas envolvidas na obtenção de verdadeiras obras de arte vivas, muitas delas de espécies da nossa flora autóctone», revelou a autarquia, numa nota de imprensa.

Apesar de a técnica de criação destas “mini” árvores ter tido a sua origem no Japão, os membros do clube algarvio fazem questão e usar «espécies autóctones, adaptadas às nossas condições de clima, solo e paisagem».

O uso destas espécies “algarvias”, «bem como das que se identificam com a nossa cultura, com fins ornamentais e paisagísticos, podem ajudar a explicar quem somos, ainda que através de uma arte que nos chega do Oriente».

Além de beneficiar de ensinamentos que lhes permitirão dar os primeiros passos no cultivo de bonsais, os participantes «levaram para casa uma macieira selvagem já “trabalhada” durante a oficina, e um “kit bonsai” que, com técnica, jeito, paciência e tempo, certamente se transformará num verdadeiro Bonsai».

Esta foi a segunda de duas oficinas que, em 2015, iniciaram um ciclo dedicado às plantas mediterrânicas. Prevê-se que a primeira das duas oficinas de 2016 seja dedicada à videira, uma espécie determinante na construção de paisagens agrícolas por toda a bacia do mediterrâneo.

Comentários

pub
pub