Jornadas para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial do Algarve passam por Loulé e Alte

Loulé e Alte também vão receber atividades no âmbito das 1ªs Jornadas para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial do Algarve, […]

PC_JORNADAS_PATRIMONIOIMATERIAL_v5Loulé e Alte também vão receber atividades no âmbito das 1ªs Jornadas para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial do Algarve, que acontecem este sábado, em Tavira. No concelho de Loulé, as atividades estão marcadas para domingo.

Segundo a Câmara de Loulé, «será proporcionado um contacto direto com algumas das expressões culturais imateriais do Concelho de Loulé, especialmente as originárias das aldeias de Alte e de Vale Judeu».

O programa arranca com a saída de Tavira, às 9h00 e, às 9h45, os participantes sobem ao Monte da Piedade, onde será dada uma breve explicação aos participantes sobre a Festa da Mãe Soberana, com a participação dos Homens do Andor, e visita à Ermida de Nossa Senhora da Piedade (Séc. XVIII) e Santuário.

Às 11h00, o grupo vai estar em Alte para convívio com as gentes locais. Segue-se uma sessão dedicada ao Ciclo do Esparto, com intervenção de mestres esparteiros.

Às 12h00, Idália Custódio, do Centro de Estudos Ataíde de Oliveira, Universidade do Algarve, vai abordar a questão do património oral de Loulé. A autarquia louletana adianta que «a tradição oral de Alte e Vale Judeu transmitida por alguns dos seus mais antigos guardiães será recuperada aqui por Sofia Silva, Francisco Belchior, Salvina Baptista, Nédia Coelho e Olga Baptista, com despiques cantados e com cantigas narrativas tradicionais de humor, requesto e zombaria».

Para as 13h00, está marcado um almoço de cariz tradicional.

 

Comentários

pub