João Vasconcelos eleito pela primeira vez deputado pelo Bloco de Esquerda

O portimonense João Vasconcelos foi este domingo eleito, pela primeira vez, como deputado pelo Bloco de Esquerda, força que assim […]

 João Vasconcelos

O portimonense João Vasconcelos foi este domingo eleito, pela primeira vez, como deputado pelo Bloco de Esquerda, força que assim mantém um representante do Algarve do Parlamento.

Nas Legislativas de 2009 e depois nas de 2011, o BE tinha eleito a sua primeira deputada pelo círculo de Faro, Cecília Honório, que agora não se recandidatou.

Vasconcelos não foi exceção à boa performance dos bloquistas a nível nacional, que se afirmaram como terceira força política mais votada, a seguir à coligação PÀF (PSD+CDS) e ao PS.

Mas, no caso do novo deputado algarvio, este conseguiu quase duplicar os votos obtidos pelo BE em 2011, passando de uma percentagem de 8,16% para os 14,13% atuais.

Falando ao Sul Informação, João Vasconcelos confessou que, apesar de «esperar» a sua eleição, a dimensão da vitória do Bloco «superou as minhas expectativas». Atribuiu o bom resultado à «qualidade das propostas» do BE, mas também à «grande desilusão» de muitos eleitores de outros partidos.

Quanto à declaração de Catarina Martins, porta-voz nacional do BE, de que esta força não irá viabilizar um governo PSD/CDS, Vasconcelos reforçou: «nunca iríamos viabilizar um governo de direita, nem pensar nisso!»

O novo deputado salientou que o Bloco está «aberto a conversar com os partidos» de esquerda, para definir uma solução governativa de futuro.

Nas Eleições Legislativas deste domingo, o Bloco de Esquerda (14,13%) foi a 3ª força mais votada, depois do PS (32,77%), da coligação Portugal à Frente (31,47). O BE suplantou assim a CDU, que alcançou 8,68% dos votos expressos pelos eleitores do Algarve.

Comentários

pub