Programa intenso desafia a criar plano para aproveitar ao máximo o Festival F

Há muitos concertos para ver e iniciativas em que participar, alguns deles em simultâneo e a decorrer em diferentes locais. […]

Mapa do Festival FHá muitos concertos para ver e iniciativas em que participar, alguns deles em simultâneo e a decorrer em diferentes locais. O intenso programa do Festival F, que animará a Vila-Adentro de Faro amanhã, sexta-feira, e sábado, já está definido e “desafia” os visitantes a pegar no lápis e no papel, para escolher bem o seu itinerário.

Não é para menos: a partir das 18h30, nos dois dias de Festival, há iniciativas a começar, na maioria dos casos, com meia hora de diferença, sempre num palco diferente, de entre os sete que serão montados (ver mapa). O primeiro concerto é às 19h15 e só às 2h30 é que os últimos artistas começam a atuar.

Os cabeça-de-cartaz desta 2ª edição do «F» foram democraticamente distribuidos pelas duas noites de festival pela organização, a cargo da estrutura municipal farense Teatro das Figuras. Na sexta, o palco das Muralhas, montado num espaço com capacidade para acolher cerca de 7 mil pessoas, acolhe espetáculos de Diogo Piçarra, António Zambujo e David Fonseca. No sábado, atuam no mesmo local Manel Cruz, Deolinda e Carlão.

Estes são apenas seis das dezenas de artistas que marcarão presença, alguns dos quais artistas já bem conhecidos, como Mónica Ferraz, Virgem Suta, Rita Red Shoes e Mazgani, entre outros, mas também bandas e músicos portugueses em ascensão. Aliás, uma das premissas deste festival é que só fazem parte do cartaz artistas lusos.

Além dos concertos, há outras iniciativas a decorrer, como tertúlias com escritores, demonstrações gastronómicas, stand up comedy e festas temáticas. Também haverá gastronomia para desfrutar, quer nos restaurantes e bares que estão inseridos no recinto da festa, quer nas bancas de comida de rua que serão instaladas no âmbito do Festival de Street Food que será integrado no «F». Outra valência do festival é uma mostra de artesanato.

Hoje, quinta-feira,ainda é possível adquirir bilhetes para os dois dias de festival por 20 euros, na plataforma Bilheteira Online e no Teatro das Figuras e bilhetes diários por 12 euros. Amanhã e sábado, só é possível comprar bilhetes de um dia, por 13 euros.

 

“Festivaleiros” poderão ser obrigados a fazer escolhas difíceis

Programa completo Festival FCom tanta coisa a acontecer o (bom) problema é ter de planear bem a noite, para se assistir, na íntegra ou parcialmente, a todos os concertos que se quer ver. E a maneira melhor de o fazer é perceber bem como se organizaráo programa.

Tanto na sexta como no sábado, a festa começa com uma Tertúlia Literária, no Q Espaço Cultural (18h30), seguida de um show cooking no restaraunte Tertúlia Algarvia, a cargo do chefe de cozinha João Santana. As tertúlias serão com Valter Hugo Mãe e Afonso Cruz (6ª) e Dulce Maria Cardoso e Sandro William Junqueira (sábado).

A música começa às 19h15, com um concerto no palco Museu – Mychoice Algarve, no Museu de Faro. Filho da Mãe é o escolhido para ali atuar, amanhã, seguindo-se, às 19h45, The Miranda’s, no palco do Quintalão (antigas oficinas da Câmara), e João Lum, às 20 horas, no palco Afonso III – Fórum Algarve.

Às 20h45, Norberto Lobo sobe ao palco do Museu, enquanto o farense Diogo Piçarra entra em cena, no novo palco das Muralhas, às 21h30. Meia hora depois, há stand-up comedy no Espaço Q, com Dário Guerreiro e Diogo Abreu e Pedro Sousa, seguindo-se concertos de Linda Martini (22h15, Afonso III), Márcia (22h45, Palco Castelo) e Moullinex (23 horas, Quintalão).

Às 23h30 começa o concerto de António Zambujo, um dos nomes mais sonantes do cartaz, no palco das Muralhas. Depois de a festa «Mofo no F» já ter começado no Espaço Q (meia-noite), sobe ao palco Afonso III Mónica Ferraz (00H30), seguindo-se a atuação de Paus (1 hora, Quintalão.

Outro dos cabeças-de-cartaz, David Fonseca, começa a tocar nas Muralhas às 1h30, seguindo-se concertos de Xinobi (1h45, Castelo) e uma festa na Associação de Músicos com os DJ King Bizz e Helena Isabel (2h30).

No sábado, o programa de concertos mantém os mesmos horários, nos mesmos locais, com protagonistas diferentes. Às 19h15, no Museu, atua Peixe, seguindo-se Mopho (19h45, Quintalão), Orblua (20 horas, Afonso III) e Mazgani (20h45, Museu). As 21h30, Manel Cruz (ex vocalista Ornatos Violeta) sobe ao palco das Muralhas.

O Q Espaço Cultural volta a promover o humor a partir das 22 horas, com Paulo Almeida, Manuel Cardoso e Pedro Teixeira da Costa. Rita Red Shoes traz a música de volta às 22h15 (Afonso III), antes da subida ao palco de D’Alva (22h45, Castelo) e Sara Paço (23 horas, Quintalão).

Deolinda sobe ao palco Muralhas às 23h30, meia hora antes da festa «Fun Q», animada por Pedro Mesquita e Discossauro, começar no Espaço Q. Os alentejanos Virgem Suta atuam no palco Afonso III às 00h30 e ainda há tempo para We Trust começar a tocar (1 hora, Quintalão), antes do último concerto no palco Muralhas, que promove o regresso a Faro de Carlão (1h30). À 1h45 há concerto de Riot no palco Castelo. A segunda edição do Festival F termina com novo evento na Associação de Músicos, com início marcado para as 2h30, animada por Soul Therapy.

Comentários

pub