Número de novos estudantes no ensino superior público sobe 11,4%

42068 novos estudantes foram admitidos, em 2015, no ensino superior público, o que corresponde a um aumento de 11,4% em […]

estudantes42068 novos estudantes foram admitidos, em 2015, no ensino superior público, o que corresponde a um aumento de 11,4% em relação à mesma fase do concurso de 2014, anunciou o Ministério da Educação, após a conclusão da colocação na primeira fase do 39º concurso nacional de acesso.

Apresentaram-se a concurso, nesta fase, 48271 candidatos, representando um aumento de 13,8% face à mesma fase do ano anterior.

Este resultado permite que sejam recuperados os níveis de acesso de 2011, depois de três anos em que a procura do ensino superior esteve em baixa.

Os resultados da primeira fase do concurso foram divulgados na Internet, este domingo, 6 de Setembro, às 00h01, no sítio da Direção-Geral do Ensino Superior (http://www.dges.mctes.pt), podendo ainda ser consultados através da aplicação ES Acesso, disponível nas plataformas iOS e Android.

Dos candidatos à primeira fase do concurso, 87,1% foram já colocados, sendo que 84,4% dos estudantes agora admitidos foram colocados numa das suas três primeiras opções.

Das 50555 vagas colocadas a concurso, sobraram 8 714 vagas para a segunda fase do concurso.

A Universidade do Algarve registou um crescimento de 19% do número de candidatos colocados na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, consolidando o aumento que já havia registado no ano passado (14%) e afirmando-se como a instituição que mais cresceu entre o conjunto das universidades portuguesas.

O número total de novos estudantes no ensino superior público em 2015 incluirá, para além dos estudantes colocados na segunda e terceira fases do concurso nacional, os que venham a ser admitidos na Universidade Aberta, nas instituições de ensino superior militar e policial , através dos regimes especiais de acesso, através dos concursos especiais organizados pelas instituições de ensino superior para estudantes aprovados nas provas especialmente adequadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos; Estudantes titulares de diploma de especialização tecnológica; Estudantes titulares de outros cursos superiores; Acesso ao curso de Medicina por licenciados; Estudantes internacionais, e ainda nos cursos técnicos superiores profissionais.

 

Candidaturas à 2ª fase começam esta segunda-feira

Entretanto, a partir de amanhã, dia 7, e até 18 de setembro, decorrerá a apresentação da candidatura à 2ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público de 2015.

Na 2ª fase são colocadas a concurso as vagas sobrantes da 1ª fase do concurso; as vagas ocupadas na 1ª fase do concurso em que não se concretizou a matrícula e inscrição, com exceção das vagas adicionais criadas nos termos do regulamento do concurso nacional de acesso; as vagas libertadas em consequência da recolocação de estudantes colocados na 1ª fase, com exceção das vagas adicionais criadas nos termos do regulamento do concurso nacional de acesso; As vagas libertadas em consequência de retificações na colocação na 1ª fase.

A essas vagas da 2ª fase serão deduzidas as vagas adicionais criadas nos termos do regulamento do concurso nacional de acesso e as vagas que, até ao início da seriação dos candidatos, sejam utilizadas no atendimento de reclamações.

Quando, tendo sobrado vagas na 1ª fase do concurso, o resultado das deduções atrás referidas conduza a um valor igual a zero ou negativo, o número de vagas colocado a concurso é um.

4. Podem concorrer à 2ª fase do concurso os candidatos à 1ª fase não colocados, os candidatos colocados na 1ª fase que pretendam concorrer de novo (se estes estudantes forem colocados na 2ª fase, a colocação n1ª fase, bem como a matrícula e inscrição que realizaram, são anuladas) e ainda os candidatos que, embora colocados na 1ª fase, não procederam à respetiva matrícula e inscrição.

Comentários

pub