Sindicato e ARS em guerra devido a extra por pagar a enfermeiros coordenadores

A delegação do Algarve do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses acusou esta quarta-feira a ARS Algarve de estar a «enriquecer sem […]

Greve Enfermeiros_Hospital Faro_Nov 2014_1A delegação do Algarve do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses acusou esta quarta-feira a ARS Algarve de estar a «enriquecer sem causa, à custa dos enfermeiros» coordenadores das unidades de saúde, a quem deve «milhares de euros», por falta de pagamento do suplemento remuneratório a que têm direito . A ARS respondeu às acusações e diz que a atualização remuneratória encontra-se em «tramitação».

Segundo o SEP, a ARS Algarve está para «nomear formalmente [os enfermeiros coordenadores] desde que saiu a Portaria que regulamenta as Direções de Enfermagem em agosto de 2013» e a entidade «assumiu o compromisso com o SEP a 27 de março deste ano (dias antes da visita da Comissão Parlamentar de Saúde ao Algarve), que a nomeação dos enfermeiros em funções de direção e chefia nas unidades estaria por dias, mas até hoje nada aconteceu».

O Sindicato diz que «os enfermeiros sempre exerceram responsavelmente as suas funções inerentes à chefia nas diferentes unidades, em benefício da organização dos cuidados, sem que a ARS os reconheça formalmente».

Em comunicado enviado às redações, a ARS Algarve esclarece que «todas as chefias de enfermagem e respetivas direções de enfermagem dos três Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da Região já foram devidamente nomeadas, encontrando-se em tramitação a correspondente atualização remuneratória».

A entidade acrescenta ainda, na mesma nota, «que a atualização remuneratória em causa dos elementos que constituem as direções de enfermagem dos ACES e as respetivas chefias de enfermagem foi desde logo contemplada no Orçamento para 2015 da Administração Regional de Saúde do Algarve. Tal como de resto havia sido dado conhecimento aos representantes do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, em reunião realizada no passado dia 27 de março».

Comentários

pub