Vila do Bispo participa na Festa do Japão em Lisboa e dá palestra na Gulbenkian

O município de Vila do Bispo vai participar na 5ª edição da Festa do Japão, em Lisboa, no dia 20 […]

festa do japaoO município de Vila do Bispo vai participar na 5ª edição da Festa do Japão, em Lisboa, no dia 20 de junho, entre as 16 e as 22 horas, no Jardim do Japão, em Belém, junto ao Museu de Arte Popular e Padrão dos Descobrimentos.

O evento, que se destina a divulgar a cultura japonesa e ao aprofundamento de laços com Portugal, juntará entidades públicas e privadas, gastronomia, atividades desportivas e culturais numa grande festa que terá lugar num espaço ao ar livre.

A participação de Vila do Bispo surge na sequência de uma candidatura apresentada e aprovada pela Embaixada do Japão, no âmbito do acordo de geminação existente com a cidade de Nishinoomote, desde 1993.

Assim o município estará representado na tenda n.º 2, acompanhado pelo município de Sintra e pela investigadora Inês Carvalho Matos (especialista em Património Cultural Imaterial). Aqui, Vila do Bispo apostará na divulgação das suas potencialidades turísticas, dando-se assim a conhecer a todos os visitantes daquele espaço.

É a 5ª edição desta festa em Lisboa e é a primeira vez que o município algarvio se faz representar neste evento.

Integrada no programa das Festas da Cidade de Lisboa, esta iniciativa promovida pela embaixada nipónica em Portugal e que conta com o apoio da Câmara de Lisboa, tem entrada livre.

 

Adelino Soares dá palestra na Fundação Gulbenkian

Ainda no âmbito desta parceria, Adelino Soares, presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, vai apresentar, dia 22, às 10h30, a palestra “Vila do Bispo e Nishinoomote – uma amizade com mais de 20 anos”, no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Esta iniciativa surge no âmbito 59º Encontro dos Descobrimentos, organizado pelo Centro Internacional de Cultura, com o tema “O Japão e o Mundo Ocidental”, que decorrerá de 19 a 23 de junho, reunindo várias atividades de âmbito cultural, bem como empresarial.

Ainda a convite da organização, no âmbito do acordo de geminação existente com a cidade de Nishinoomote, o município de Vila do Bispo apresentará também a comunicação “As relações culturais entre Portugal e o Japão e o seu reflexo em Vila do Bispo através dos olhos das Crianças” onde a apresentação está a cargo do técnico superior de História da Câmara Municipal, Artur de Jesus.

Para mais informações sobre o encontro, deverá ser consultado o site do Centro Internacional de Cultura.

Comentários

pub