Sismo no Nepal foi registado nas estações sísmicas de Barranco de Velho e Vila do Bispo

O sismo de magnitude 7,4 na escala de Richter, que atingiu esta manhã o Nepal, na Ásia, foi detetado nas […]

sismograma_20150512-nepalO sismo de magnitude 7,4 na escala de Richter, que atingiu esta manhã o Nepal, na Ásia, foi detetado nas estações da rede sísmica nacional,nomeadamente na de Vila do Bispo, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA recorda que hoje, dia 12 de Maio, pelas 07h05 UTC (8h05 em Portugal Continental), ocorreu um sismo de grande magnitude (7.4MW) no Nepal, com epicentro a cerca de 80 a Este de Catmandu, e uma profundidade focal de cerca de 15 quilómetros.

Este sismo é a maior réplica do ocorrido no passado dia 25 de abril (Mag 7.8MW), tendo o epicentro sido localizado a cerca de 150 quilómetros para Este relativamente ao do evento principal, acrescenta o IPMA.

De acordo com o mecanismo focal já calculado pelo USGS, e à semelhança do anteriormente ocorrido em 25 de abril, o sismo terá tido origem numa falha inversa na zona de colisão entre a placa Indiana, a Sul, e a placa Euroasiática, a Norte.

Este sismo foi detetado nas estações da rede sísmica nacional, tendo as primeiras ondas sido registadas às 08h16h55 (hora local) na estação sísmica de Bragança.

As últimas estimativas lançadas pelo centro de operações de emergência do Nepal apontam para 42 mortos e 1117 feridos, em resultado deste novo sismo.

Comentários

pub