«Sentidos & Tradições» recebe 1º Festival de Gastronomia – Dieta Mediterrânica

O evento «Sentidos & Tradições», promovido pela Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, vai ser palco, este ano, do […]

Escola de Hotelaria e Turismo do AlgarveO evento «Sentidos & Tradições», promovido pela Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, vai ser palco, este ano, do 1º Festival Gastronómico dedicado à Dieta Mediterrânica. A iniciativa resulta de uma parceria entre a EHTA e a CCDR e terá lugar no próximo dia 22 de maio, nos claustros da escola, em Faro.

É o lugar certo para conhecer o que de mais genuíno há e se faz no Algarve.

O «Sentidos & Tradições» tornou-se numa verdadeira janela para um Algarve original e tradicional, por vezes esquecido e pouco acessível. Da gastronomia, à música, passando pelo artesanato, bens e serviços, este é um evento que permite fazer uma ‘viagem’ pela região, num autêntico apelo aos sentidos.

O evento é organizado pela turma de Gestão Hoteleira – Restauração e Bebidas – 2º semestre e restante comunidade escolar e tem como objetivo central incentivar os alunos a colocarem em prática as competências adquiridas ao longo do ano letivo.

O certame representa também uma oportunidade única para artesãos, criativos e empreendedores regionais divulgarem os seus produtos e serviços, trocarem saberes e experiências, sabendo à partida que centenas de pessoas visitam este certame à procura precisamente desse Algarve genuíno.

Desta forma, a feira contribui para a dinamização do mercado local, ajudando à visibilidade destes pequenos produtores.

Como reconhecimento do prestígio alcançado pelo «Sentidos e Tradições», nesta 5ª edição, a Comissão de Coordenação da Região do Algarve e a EHTA estabeleceram uma parceria, tendo em vista a realização do 1º Festival de Dieta Mediterrânica no âmbito do programa da feira.

Desta forma, o «Sentidos e Tradições» ganha, este ano, um conceito inovador, sendo de destacar o concurso de gastronomia de dieta mediterrânica com a participação, no júri, de chefes galardoados com estrelas Michellin, exposição de decoração de mesas, a exposição de produtos regionais inovadores e o Espaço Inovação, onde será possível saborear produtos regionais confecionados de forma inovadora por novos chefes de cozinha.

Tal como aconteceu nas edições anteriores, o «Sentidos e Tradições» tem também um objetivo solidário, revertendo parte das receitas a favor dos Bombeiros Voluntários de Faro.

A mostra estará aberta das 19 horas à 1h00 e a entrada terá um valor simbólico pago diretamente àquela instituição.

Além das cerca de três dezenas de expositores já confirmadas e dos espaços de iguarias regionais confecionados pelos alunos, há também um programa de animação que dá voz a grupos e músicos da região que apostam nas sonoridades tradicionais, como os «Cante Andarilho» e o «Mundo Pardo», duas das bandas já confirmadas, parceiras desta iniciativa a favor dos Bombeiros Voluntários de Faro.

As várias edições do «Sentidos e Tradições» têm contado com inúmeras parcerias que em muito têm dignificado o nome do evento.

Para esta edição, já estão confirmadas presenças como a Eurologistix, os Viveiros Monte Rosa, a Tertúlia Algarvia, a Fábrica dos Sentidos, a Fever-tree, o Sul informação.

A organização estima que até ao final desta semana a adesão de parceiros possa vir a triplicar, tendo em conta os contactos estabelecidos e o interesse manifestado por parte de várias entidades, públicas e privadas, da região.

Poderá acompanhar as novidades e preparativos do «Sentidos e Tradições – 1º Festival da Gastronomia – Dieta Mediterrânica» na página de facebook da EHTA.

 

Para mais informações contactar:

Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve
Telefone: 289 007200

Endereço de email:
[email protected]

Comentários

pub