São Brás homenageia ilustres da literatura algarvia em ciclo de colóquios

Nomes ilustres da literatura algarvia vão ser homenageados num ciclo de colóquios sobre autores da região, orientado por Varela Pires, […]

biblioteca de sao brasNomes ilustres da literatura algarvia vão ser homenageados num ciclo de colóquios sobre autores da região, orientado por Varela Pires, que irá decorrer na Biblioteca Municipal Dr. Manuel Francisco do Estanco Louro, em São Brás de Alportel.

A primeira sessão terá lugar no sábado, às 16h30 e terá como tema «Algarve Literatura: um outro olhar – Escritores, poetas, publicistas- gente que publicou –I».

«Esta primeira abordagem incide nas obras e autores do século XIX e nas primeiras décadas do século XX, durante as quais os ilustres são-brasenses Bernardo de Passos e José Dias Sancho se destacaram em inúmeros jornais da época», segundo a Câmara de São Brás de Alportel.

Esta é uma iniciativa inserida nas comemorações do Centenário de elevação de São Brás a concelho e «desafia a conhecer melhor a literatura algarvia, numa viagem desde o século XIX até aos dias de hoje».

«Este é um tesouro que vê o seu acesso limitado por questões diversas. Muitas das obras não foram reeditadas, outras excelentes manifestações foram apenas editadas em jornais locais da época, o que dificulta o acesso a estas preciosidades culturais», segundo a autarquia.

Para ajudar a desvendar a literatura algarvia, a Câmara, que organiza o evento, conta com Varela Pires, que foi médico, jornalista, escritor, crítico literário e conferencista, além de ser «um regionalista convicto».

No átrio da Biblioteca Municipal os visitantes podem ainda apreciar, de 5 a 16 de maio, a exposição bibliográfica «Algarve: um outro olhar» composta por um conjunto de livros de autores algarvios da coleção particular de José do Carmo Correia Martins.

Comentários

pub