Loulé entrega receitas do Carnaval a IPSS e associações do concelho

Quatro Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de Loulé e as coletividades louletanas que ajudaram a animar o Carnaval de […]

Carnaval de Loulé 2º Dia - C.M.Loule - Mira 5Quatro Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de Loulé e as coletividades louletanas que ajudaram a animar o Carnaval de 2015 deste concelho receberam, formalmente, as receitas da última edição desta festa.

Ao todo, foram entregues 50 mil euros, metade às instituições e o restante a associações que participaram no desfile.

As instituições sociais beneficiadas foram: Instituição de Solidariedade Social da Serra do Caldeirão, EXISTIR – Associação para a Integração, Reabilitação da População Deficiente e Desfavorecida, UNIR – Associação de Doentes Mentais, Famílias e Amigos do Algarve e NT Social – Cooperativa de Solidariedade de Loulé. Cada instituição recebeu um montante de 6232 euros.

Já as coletividades, receberam verbas «tendo em consideração o número de tripulantes de cada carro alegórico, bem como os respetivos grupos de animação organizados». O Grupo Desportivo das Barreiras Brancas, a Associação António Aleixo, a APAGL – Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé, a DOINA – Associação de Emigrantes Romenos e Moldavos do Algarve, o Grupo dos Amigos de Loulé, o Ginástica Clube de Loulé e a Associação Artística Satori foram as que receberam a verba mais elevada, de cerca de 2567 euros cada.

Também presenteados com uma verba de apoio foram o Rugby Clube de Loulé (2161 euros), o Clube de Ténis de Loulé (1959 euros), o Moto Clube de Loulé (1486 euros) e a TUALLE – Tuna Universitária Afonsina de Loulé (1351 euros).

O Carnaval de Loulé tem, desde a sua origem «uma importante componente de solidariedade». Na sua primeira edição, em 1906, «começou por atribuir 200 “esmolas” a pessoas carenciadas do Concelho». «Nos anos 20, a sua organização começou a ser da responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia de Loulé, tendo como objetivo a atribuição de toda a receita do Carnaval para o funcionamento do Hospital de Loulé, que durante muitos anos foi considerado como referência no Algarve», lembrou a Câmara de Loulé.

Mais recentemente, a Câmara Municipal retomou esta iniciativa ao atribuir as receitas arrecadadas no corso carnavalesco a instituições ou causas sociais.

Comentários

pub