Centro Hospitalar do Algarve sensibiliza visitantes para a higiene das mãos

Lavar as mãos pode parecer um gesto muito simples, mas a verdade é que pode salvar vidas, quando se fala […]

???????????????????????????????Lavar as mãos pode parecer um gesto muito simples, mas a verdade é que pode salvar vidas, quando se fala de infeção associada aos cuidados de saúde.

Precisamente para passar a mensagem sobre a importância do cumprimento das precauções básicas de isolamento (Norma da Direção Geral da Saúde), o Centro Hospitalar do Algarve (CHAlgarve) está a desenvolver, ao longo desta semana, uma ação de sensibilização dirigida sobretudo aos visitantes, com principal ênfase na higiene das mãos, para evitar a transmissão de microrganismos.

Desenvolvida pelo Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo da Infeção e da Resistência aos Antimicrobianos do CHAlgarve, e com a colaboração dos alunos de enfermagem da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, a ação convida os visitantes a desinfetar as mãos com uma solução antisséptica de base alcoólica, passando-as depois por uma luz ultravioleta para verificar a eficácia da técnica utilizada.

Em paralelo, são distribuídos folhetos informativos e explicadas as precauções básicas de isolamento.

A campanha tem vindo a registar uma elevada adesão por parte dos visitantes, que se mostram bastantes surpreendidos com os resultados deste “simples teste” à higiene das mãos.

Esta ação desenvolvida nas unidades hospitalares que integram o CHAlgarve insere-se no âmbito da campanha mundial «Save lives: Clean your hands», promovida pela Organização Mundial de Saúde.

 

Comentários

pub